Title: Atitudes dos alunos face à inclusão de alunos com deficiência, nas aulas de educação física : comparação em alunos do 2º ciclo e secundário
Authors: Parada, Isabel das Dores 
Keywords: Deficiência;Inclusão;Educação física;Alunos
Issue Date: 2014
Abstract: As atitudes dos alunos face à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física surgem como um estudo importante, trazendo desta forma informações vantajosas para a inclusão e por sua vez para o sucesso educativo. Os objetivos principais deste estudo centram-se em investigar as atitudes dos alunos face à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação física, e a influência das variáveis “género “presença de colegas da turma com deficiência nas aulas de educação física”, “ano de escolaridade. A amostra é constituída por 458 alunos do ensino regular, da região centro, a frequentarem o 6º ano e o 12º ano de escolaridade, sendo 227 do sexo feminino e 231 do sexo masculino, com idades compreendidas entre 10 e 19 anos (M=14,03; DP=2,25) O instrumento utilizado na recolha de dados para medir as atitudes dos alunos face à inclusão foi o questionário Children‘s Attitudes Towards Integrated Physical Education- Revised (CAIPE-R), Block, 1995, traduzido e adaptado para a população portuguesa por Campos, Ferreira e Block (2013) composta por duas sub escalas de atitudes gerais face às aulas de educação física e atitudes face à alteração de regras. Do presente estudo podemos aferir que relativamente à variável género, as atitudes globais dos alunos do sexo feminino, nas aulas de EF são mais favoráveis face à inclusão de alunos com deficiência, a presença de colegas com deficiência nas aulas de educação física têm atitudes mais favoráveis face à atitude global e o ano de escolaridade, podemos afirmar que os alunos com nível de escolaridade mais baixo apresentam atitudes menos favoráveis face á atitude global e face á alteração das regras. Os resultados obtidos levaram-nos a concluir que de uma forma geral os alunos têm uma melhor atitude face à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de EF do que relativamente à alteração de regras. The attitudes towards the inclusion of students with disabilities in physical education appear as an important study, bringing useful information for inclusion and by its time for educational success. The main purposes of this study focuses on investigating the attitudes of students towards the inclusion of peers with disabilities in physical education classes, and ascertain the influence of variables such as, "gender", "presence of classmates with disabilities in physical education classes", and "school grade level". Participants were 458 students, 227 females and 231 males from the central region, of Portugal, at the 6th grade and 12th grade levels,their ages varied between 10 and 19 years old (M=14,03;SM=2,25) The instrument used for collecting data to measure student attitudes towards inclusion was the questionnaire, Children's Attitudes Towards Integrated Physical Education - Revised (CAIPE-R), Block, (1995), translated and adapted for the Portuguese population by Campos, Ferreira and Block (2013). From this study we can infer that, regarding the gender variable, the overall attitudes of female students, in physical education classes, are more favorable towards inclusion of students with disabilities, the presence of classmates with disabilities in physical education classes, have more favorable attitudes with regard to overall attitude and grade level. We can affirm that students at lower grade levels have less favorable attitudes regarding overall attitude and changing the rules. Our results led us to conclude that students have a relatively better attitude towards the inclusion of students with disabilities in physical education classes than toward changing the rules.
Description: Dissertação de mestrado em Exercício e Saúde em Populações Especiais, apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/30727
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE CORRIGIDA 25-02-2014 final.pdf696.17 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.