Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/30521
Title: Desenho infantil: análise comparativa entre crianças sem e com patologia do neurodesenvolvimento
Authors: Rosas, Catarina Ferreira Silva 
Orientador: Oliveira, Guiomar Gonçalves de
Keywords: Escala de Desenvolvimento Mental de Ruth Griffiths – Extensão Revista 2006; desenho infantil; neurodesenvolvimento
Issue Date: 2015
Abstract: Introdução: O desenvolvimento das habilidades grafomotoras, incluindo o desenvolvimento das capacidades de desenho artístico, é um dos elementos tidos em consideração quando se avalia o desenvolvimento psicomotor (DPM) de uma criança. Sendo conhecido como uma tarefa universal e relativamente acultural, apreciada por pessoas de uma ampla faixa etária, o desenho infantil torna-se numa ferramenta agradável de utilizar para avaliação. Neste estudo pretendeu-se verificar os padrões de desenho apresentados por crianças entre os 4 e os 6 anos, sem e com patologia do neurodesenvolvimento. Métodos: Os desenhos foram recolhidos num pequeno caderno A5 produzido para o efeito e cotados com base na Subescala óculo-manual da Escala de Desenvolvimento Mental de Ruth Griffiths – Extensão Revista de 2006. Foram incluídos nesta avaliação a cópia de formas geométricas (círculo, cruz, quadrado, triângulo), o desenho da figura humana e da casa. Outros critérios foram explorados como a repetição das formas geométricas, os desenhos das linhas do chão e do céu no enquadramento de qualquer um dos seus desenhos. Resultados: Os resultados obtidos neste estudo mostraram que os desenhos das crianças com patologia do neurodesenvolvimento atravessam as mesmas etapas que as crianças sem patologia do neurodesenvolvimento (desenvolvimento típico), embora a um ritmo diferido. Na população em estudo, quer no grupo de crianças com desenvolvimento típico quer no outro, os resultados obtidos apresentaram-se na maior parte das situações inferiores aos níveis esperados tendo em conta o padrão da escala usada como normativa.
Background: The development of grafomotor skills, including the development of artistic drawing skills, is one of the elements taken under assessment when evaluating a child’s psychomotor development level. Being recognized as a universal and relatively culturefree task, enjoyed by people of a wide age range, the children’s drawing becomes a pleasant tool to use for assessment. The aim of the present work was to verify the drawing patterns presented by children between 4 and 6 years old, without and with neurodevelopmental disorders. Methods: The drawings were collected in a small A5 notebook produced for the purpose and rated according to the hand-eye coordination subscale from Ruth Griffiths Mental Development Scales – Extended Revised 2006. The study included the copy of geometric shapes (circle, cross, square, triangle), the human figure drawing and the drawing of a house. Other criteria have been explored such as the geometric shapes repetition, the ground line and sky lines drawing in the framing of any of the drawings. Results: The results showed that the drawings of children with neurodevelopmental disorder follow the same steps as children without neurodevelopmental disorder (typical development), albeit in a delayed pace. In the study population, both in the group of children with typical and atypical development, the results obtained are presented in most cases lower than the levels expected, taking into account the pattern of the scale used as normative.
Description: Trabalho final de mestrado integrado em Medicina, apresentado à Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/30521
Rights: openAccess
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FMUC Medicina - Teses de Mestrado

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