Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/30389
Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica professor Alberto Nery Capucho junto da turma do 7ºG no ano letivo de 2014-2015
Authors: Pereira, Isabel Luz Monteiro 
Orientador: Nobre, Paulo
Keywords: Formação de professores; Ensino da educação física
Issue Date: 2015
Citation: PEREIRA, I. (2015). Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Marinha Grande Nascente – Escola Básica Alberto Nery Capucho, na Turma do 7ºG no Ano Letivo 2014/2015.
Abstract: Este relatório final pretende ser um documento de cariz reflexivo do trabalho desenvolvido na Escola Básica Professor Alberto Nery Capucho, na Marinha Grande, no âmbito da Prática Pedagógica (Estagio) da disciplina de Educação Física, numa turma do 7.º ano (G), com o qual se apresenta de forma consistente as vivências experienciadas ao longo de todo este processo de estágio. O presente relatório encontra-se organizado em quatro partes: prática pedagógica desenvolvida e sua contextualização, reflexão sobre a prática desenvolvida, depois o Tema-Problema e por último uma breve conclusão. Na primeira parte a nível da contextualização da prática pedagógica, apresentamos os objetivos e expectativas iniciais, a caraterização da Escola/Agrupamento e o meio onde está inserida, assim como são referenciados os vários intervenientes que estiveram envolvidos no mesmo e que desempenharam um papel ativo na concretização deste processo. Na segunda parte é feita uma reflexão sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas, com um balanço sobre o trabalho realizado, começando com o planeamento, as estratégias e as ações desenvolvidas. Nesta parte apresentamos de forma simplificada os conhecimentos pedagógicos e científicos adquiridos, e referimos alguns dos problemas sentidos ao longo do estágio, ou seja, as dificuldades sentidas e as questões e dilemas surgidos em todo o processo como procurámos ultrapassá-las, e algumas das estratégias aplicadas e resultados alcançados. Apresentamos depois o Tema-Problema, sobre Estilos de Ensino, conhecimento e a sua aplicabilidade na prática (motivada) nas aulas de Educação Física. Desenvolvemos um estudo de caso, num agrupamento de escolas do distrito de Leiria. A metodologia utilizada é mista, com recurso a inquéritos por questionários, analisados estatisticamente e quanto ao conteúdo (análise das respostas). Relacionaremos então o conhecimento teórico e o que se passa no “terreno”. Podemos destacar desde já que os inqueridos (quase todos) conhecem os Estilos de Ensino, segundo o Espectro de Musston e Ashworth (2008) e os que mais utilizam são: Ensino por Comando e por Tarefa e o Ensino Inclusivo, depois o Estilo Autoavaliação seguido do Estilo por Descoberta Guiada. Apresentamos os resultados (um ponto final) e algumas das considerações referentes ao estudo efetuado. Finalmente apresentamos algumas considerações gerais sobre o Relatório marcando o Fim do Estágio - “hábito de marcar datas”. Por último, as referências bibliográficas.This final report is intended as a reflective document concerning the work developed in the Basic School Professor Alberto Nery Capucho – Escola Básica Professor Alberto Nery Capucho, in Marinha Grande, within the Pedagogical Practice (Internship) of Physical Education, in class G, Grade 7, in which we have consistently outlined the experiences throughout this internship process. This report organized in four parts: developed pedagogical practice and its contextualization, reflection on the practice developed, then the Problem Issue and finally a short conclusion. In the first part within the contextualization of the pedagogical practice, we present the objectives and initial expectations, the characterization of the School / Group of Schools (Agrupamento) and the environment in which it operates. There is also reference to the various persons involved in it and who played an active role in the accomplishment of this process. In the second part a reflection on the pedagogical practices developed is made, which includes a report on the work done. Starting with the planning, there is reference to the strategies and actions taken. This part is also intended to show the pedagogical and scientific knowledge acquired, as well as the problems faced during the internship, i. e., the difficulties, the issues and dilemmas that arose throughout the process, how we tried to overcome them, the strategies used and the results achieved. Then, the Problem Issue is presented on Teaching Styles, knowledge and applicability and (motivated) practice in Physical Education lessons. We developed a case study, a grouping of Leiria district schools. The methodology used is mixed, using surveys questionnaires, statistically analyzed and the content (analysis of responses). Then we will relate the theoretical knowledge and what is happening "on the ground". We can point out straight away that the surveyed (almost all) know the Teaching Styles, according to Musston spectrum and Ashworth (2008) and those using more are: Education for Command and Task and Inclusive Education, then the Self-Assessment Style followed Style by Guided Discovery. We present the results (a period) and some of the considerations made for the study .Finally we present some general considerations on the report marking the Stage End - "habit of setting dates." Finally, the references.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/30389
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s)

267
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

293
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.