Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica dos 2º e 3º ciclos Dra. Maria Alice Gouveia, junto da turma D do 8º ano no ano letivo de 2014-2015
Authors: Sanches, Maria João Xambre 
Keywords: Feedback;Ensino da educação física;Formação de professores
Issue Date: 2015
Citation: SANCHES, M. (2015). Relatório Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Dra. Maria Alice Gouveia, junto da turma D do 8º ano no ano letivo de 2014/2015. Relatório de estágio, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
Abstract: No âmbito do Estágio pedagógico, que integra as unidades curriculares contempladas no plano de estudos do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Coimbra, surge o Relatório de Estágio. Este relatório é o resultado do trabalho desenvolvido ao longo do Estágio realizado na Escola EB 23 Dra. Maria Alice Gouveia, no ano letivo 2014/2015, com a turma D do 8º ano de escolaridade. O Estágio Pedagógico assume um papel fundamental para os estagiários, pois é o momento onde se torna possível por em prática todo um conjunto de conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do processo de formação inicial. Se até então era nossa responsabilidade apoderarmo-nos de tais conhecimentos teóricos, eis que, com o estágio, chega o tão esperado momento de os colocar em prática através da intervenção pedagógica num contexto real de escola. O Relatório de Estágio está dividido em três partes principais: a contextualização da prática pedagógica, a análise reflexiva da prática pedagógica e o desenvolvimento do Tema-Problema. Na primeira parte, é realizada uma caraterização de todo o contexto de envolvimento onde se estagiou, são apontadas algumas expetativas e referidas fragilidades e, ainda, o projeto de formação inicial. A segunda parte, incide sobre uma extensa reflexão crítica das práticas desenvolvidas de docência, facilidades, dificuldades, bem como estratégias adotadas. Na terceira e última parte, relativa ao aprofundamento do Tema-Problema, é realizado um estudo comparativo entre desempenho imediato dos alunos do género feminino e masculino após ministração de feedback, ou seja, é verificada a influência imediata do feedback em função do género. Under the pedagogical stage, which is included in the Master's course in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education at the University of Coimbra, the Training Report arises. This report is the result of work done during Stage held at Escola EB 23 Dra. Maria Alice Gouveia, in the academic year 2014/2015, with the D class of 8th grade. The Teacher Training plays a key role for the trainees because it is the moment where it becomes possible to put into practice a whole range of theoretical knowledge acquired during the initial training process. Until then it was our responsibility to get such theoretical knowledge, behold, with the stage, comes the long awaited moment to put them into practice through educational intervention in a real context of school. The Training Report is divided into three main parts: the contextualization of teaching practice, the reflective analysis of pedagogical practice and the development Theme-Problem. In the first part, it is held one characterization of all involvement context where it aged, points out some expectations and weaknesses and, also, the initial training project. The second part focuses on an extensive critical analysis of practices developed in teaching, facilities, difficulties and strategies adopted. On the third and last part on the stepping Theme-Problem, it conducted a comparative study of immediate students’ performance of male and female gender after feedback ministry, that means, checked the immediate influence of feedback on gender.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/30321
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório de Estágio_MariaSanches_2010141962.pdf1.22 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.