Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/30242
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMassart, Alain Guy Marie-
dc.contributor.authorSoares, Rafael Jesus-
dc.date.accessioned2016-01-11T15:38:20Z-
dc.date.available2016-01-11T15:38:20Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSoares, R. (2015). Relatório Estágio desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Anadia junto da turma do 7ºC no ano letivo 2014/2015. Dissertação de mestrado, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/30242-
dc.descriptionRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractO estágio pedagógico é o momento no qual pomos à prova os conhecimentos adquiridos ao longo dos 4 anos do curso, aplicando-os em contexto real. Este estágio pedagógico decorreu no 3º e 4º semestres do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, sendo realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Agrupamento de Escolas de Anadia, com a turma C do 7º Ano deste mesmo estabelecimento. Tendo como objetivos descrever as experiências vivenciadas e conhecimentos adquiridos, bem como refletir sobre estes, o relatório de estágio pretende balancear o trabalho realizado e os resultados obtidos de forma construtiva. Salientam-se como pontos mais importantes, descritos neste relatório, o relato das nossas experiências, no planeamento, realização e avaliação, descrevendo as principais dificuldades sentidas e a forma como procurámos solucioná-las. Ainda de referir a descrição do estudo de caso que tem como intuito perceber qual o impacto do feedback, positivo ou negativo, na aprendizagem da unidade didática de Tag-Rugby e no clima de aula. Para a execução do estudo foram estabelecidas duas aulas de 45 minutos, com um plano de aula idêntico, sendo que, no primeiro momento, o professor apenas utilizou o Feedback Positivo e, no segundo momento, apenas foi utilizado o Feedback Negativo. Esta investigação teve uma abordagem mista: todos os momentos das duas aulas foram filmados para uma melhor observação, de forma a complementar a reflexão realizada pelo professor em cada final de aula; e utilizou-se um inquérito na parte final da aula, para preenchimento por parte dos alunos. Assume-se que os alunos obtiveram melhores resultados, maior satisfação, empenhamento motor e foco no objetivo das tarefas no primeiro momento onde foi utilizado o Feedback Positivo. Palavras-Chave: Estágio Pedagógico; Reflexão; Formação; Intervenção; Capacidade de Adaptação; Feedback Positivo, Feedback Negativo, Empenhamento Motor, Satisfação; Motivação. VII Abstract The teaching practice is the moment when we test the knowledge acquired during the 4 years of the course, applying it to real context. This teaching training took place in the 3rd and 4th semestres of the Masters in Physical Education Teaching in Primary and Secondary Education, in the Basic School of the 2nd and 3rd Cycles of the School group of Anadia, with class C of the 7th grade of this same school. With the objective of describing the experiences and knowledge acquired, as well as reflect on these, the placement report aims to balance the work and the results obtained in a constructive way. It stands out as the most important points in this report, the record of are experiences in the planning, implementation and evaluation, describing the main difficulties and how we tried to resolve them. Also to be mentioned the description of the case study, whose main goal is understanding the impact on learning and on the class environment of the feedback, positive or negative, in the teaching unit of Tag-Rugby. For the implemmentation of the study, there were established two 45 minutes classes, with a similar structure, except that in the first moment the teacher only used the positive feedback and in the second moment only the negative feedback was used. This observation had a mixed approach: every moment of both classes was recorded in video to allow a better observation, in order to complement the reflection performed by the teacher after class; and a questionnaire has been distributed at the end of the class, to be filled by the students. It is assumed that the students obtained better results, greater satisfaction, more physical engagement and focus in the tasks objective in the first moment, where the positive feedback was appliedpor
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEnsino da educação físicapor
dc.titleRelatório de estágio desenvolvido na escola EB 2,3 do agrupamento de escolas de Anadia junto da turma do 7ºC no ano letivo 2014-2015 : estudo : impacto do feedback, positivo ou negativo, na aprendizagem da unidade didática de tag-rugby e no clima de aulapor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201342472-
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCIDAF - Research Unit for Sport and Physical Activity-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-3977-7266-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1415_Rafael_Soares.pdf2.24 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

372
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

467
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.