Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/30159
Title: Celebrity endorsement : o papel das celebridades na sua relação com as marcas
Authors: Mamede, Édi Condorcet Minallah Pais 
Orientador: Coelho, Arnaldo Fernandes de Matos
Keywords: Celebrity endorsement; Brand equity; Intenção de compra; Sensibilidade ao preço; Atitudes e comportamentos face à marca
Issue Date: 22-Sep-2015
Publisher: FEUC
Citation: Mamede, Édi Condorcet Minallah Pais - Celebrity endorsement : o papel das celebridades na sua relação com as marcas, Coimbra,. 2015.
Abstract: O celebrity endorsement representa uma estratégia que já vem sido utilizada desde há várias décadas para cá. As marcas, no entanto, apostam cada vez mais nas celebridades e o investimento nestas é, globalmente, superior todos os anos. No entanto, esta estratégia não pode ser feita sem discernimento, correndo o risco de ser inconsequente. Neste sentido, este estudo tem por objectivo analisar o papel das celebridades na sua relação com as marcas. Assim, o presente estudo assenta na necessidade de perceber quais são as características das celebridades que podem gerar um impacto positivo nas atitudes e comportamentos dos consumidores face às marcas. Os resultados do questionário de investigação realizado a 331 consumidores demonstraram que as variáveis credibilidade da celebridade, a exposição e a congruência entre a celebridade e a marca tiveram um impacto nas atitudes em relação à marca, nomeadamente, nas variáveis afecto à marca, prestígio da marca, identificação com a marca, reputação da marca e confiança na marca. Por outro lado, este estudo demonstrou que estas atitudes exercem um efeito de mediação entre as características das celebridades e os comportamentos e atitudes em relação à marca, nomeadamente, nas variáveis lealdade à marca, brand equity, word of mouth, intenção de compra e sensibilidade ao preço. Adicionalmente, os resultados permitiram perceber que a variável confiabilidade da celebridade, enquanto factor de credibilidade desta, não revelou significância estatística ao nível do contributo explicativo de nenhuma variável presente no nosso modelo de investigação, contrariamente ao que apurámos aquando da nossa revisão da literatura.
Description: Dissertação de mestrado em Marketing, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes Matos Coelho.
URI: http://hdl.handle.net/10316/30159
Rights: openAccess
Appears in Collections:FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação_ÉdiMamede_2015.pdf2.67 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

574
checked on Nov 25, 2020

Download(s) 20

1,112
checked on Nov 25, 2020

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.