Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/30158
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMurta, Daniel Filipe Videira-
dc.contributor.authorSoares, Paulo Alexandre Pratas-
dc.date.accessioned2015-12-21T16:55:46Z-
dc.date.available2015-12-21T16:55:46Z-
dc.date.issued2015-09-08-
dc.identifier.citationSoares, Paulo Alexandre Pratas - A componente low-cost no transporte aéreo nacional, Coimbra, 2015por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/30158-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Economia (Economia Industrial), apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Daniel Filipe Videira Murta.por
dc.description.abstractA desregulamentação do transporte aéreo europeu introduziu diversas transformações na indústria, permitindo o aparecimento das companhias aéreas Low-cost, principal objeto de estudo deste trabalho. Adotando um novo modelo, estas companhias aéreas prosperaram na Europa, desempenhando um papel importante na diminuição do preço do transporte aéreo, no aumento do número de passageiros transportados e providenciando ao mesmo tempo uma maior diversidade de rotas. Este trabalho pretende, realizar uma análise do mercado do transporte aéreo nacional, efetuando um estudo dos diferentes impactos das companhias aéreas Low-cost nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro, e sua respetiva evolução ao longo do tempo. Foi observado que estas companhias apresentam diferentes comportamentos em cada aeroporto, facto que foi inicialmente justificado pelas diferentes taxas aeroportuárias e tráfego de cada aeroporto. Neste seguimento, foi realizado um modelo econométrico de estimação do preço, onde se confirma um efeito negativo elevado por parte de companhias de natureza low-cost e, um impacto reduzido de variáveis como a distância e as taxas aeroportuárias. Adicionalmente, confirmou-se um preço elevado no aeroporto de Lisboa, comparativamente aos de Porto e Faro.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFEUCpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectTranporte aéreopor
dc.subjectCompanhias Aéreas Low-cost;por
dc.subjectPreçospor
dc.subjectTaxas aeroportuáriaspor
dc.titleA componente low-cost no transporte aéreo nacionalpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201481316-
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.deptFaculty of Economics-
crisitem.advisor.researchunitGroup for Monetary and Financial Studies-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-0302-0547-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese Paulo Soares.pdf1.17 MBAdobe PDFView/Open
Econometria_Tese.csv1.48 kBMicrosoft ExcelView/Open
dados_Tese.xlsx71.55 kBMicrosoft ExcelView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

591
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 5

4,248
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.