Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/30149
Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica e secundária da Quinta das Flores junto da turma do 8ºA no ano letivo de 2013-2014
Authors: Figueiras, Luís Filipe Cortez 
Orientador: Fonseca, Pedro
Keywords: Ensino da educação física; Formação de professores
Issue Date: 2014
Citation: Figueiras, L. (2014). Relatório de estágio. Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica e secundária da Quinta das Flores junto da turma do 8º A no ano letivo 2013/2014.
Abstract: O Estágio Pedagógico representa o período de formação curricular onde o aspirante a professor cumpre, de forma orientada e supervisionada, o cargo de docente. Constitui, portanto, uma imersão na prática profissional, a qual se espera que possibilite a aquisição de um espetro de saberes relacionados com o como ensinar e agir profissionalmente, que contribuam para o desenvolvimento de uma práxis pedagógica eficaz na área da Educação Física. No processo de transição entre a teoria e a prática é fundamental a adoção de uma postura critico-reflexiva sobre a prática pedagógica, no sentido de problematizar o processo de adequação da teoria ao contexto vivenciado. A par da postura reflexiva, o trabalho colegial assume também particular relevo, gerando sinergias que possibilitam uma melhor convivência do professor com a complexidade do processo pedagógico e que propiciam a operacionalização da ‘mudança’, no sentido do acompanhamento da evolução das sociedades e do conhecimento científico. Este documento é o resultado de uma intervenção pedagógica realizada na Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores, localizada em Coimbra, numa turma concernente ao oitavo ano de escolaridade. Aquele comtempla três partes fundamentais: a primeira relativa à explicitação do contexto em que se desenvolveu a minha prática docente; a segunda, respeitante à análise critico-reflexiva dos domínios fundamentais da minha prática pedagógica, designadamente o planeamento, a intervenção pedagógica, a avaliação e a ética-profissional; e a terceira, onde apresento um estudo sobre o desenvolvimento da força nas aulas de Educação Física. Neste procurei averiguar se era possível aumentar significativamente as forças inferior e superior, estas que eram as capacidades motoras condicionais em que se encontravam mais alunos abaixo da zona saudável de aptidão física, através da incorporação nas aulas de Educação Física de exercícios estritamente vocacionados ao desenvolvimento daquelas capacidades, estabelecendo uma comparação com uma turma cuja planificação não atendeu de forma objetiva ao seu desenvolvimento. The pedagogic training represents a period of curricular apprenticeship during which the trainee teacher plays, in a guided and supervised way, the role of a qualified teacher. Therefore this is an immersion in the working experience which, hopefully, will provide the acquisition of a broad extent of skills in the area of teaching and behaving as a professional and which may contribute to the development of an effective pedagogical practice in the field of Physical Education. In the transition process from theory into practice, it is vital the adoption of a both critical and reflexive attitude on the pedagogical practice, with the purpose of discussing the process of matching theory to the experienced context. Alongside with the reflexive attitude, the collaborative work is particularly important by creating synergies which make it possible for the teacher to develop a better management of the complexity of the pedagogical process and which stimulate the exercise of “change”, in order to associate with the evolution of both societies and the scientific knowledge. This document is the result of a pedagogical activity accomplished at Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores, situated in Coimbra, in a 8th-grade class. This document focuses on three chief aspects: the first concerns the description of the context in which my teaching activity was developed; the second one deals with the critical and reflexive analysis of the most important domains of my teaching practice, namely the planning, the pedagogical activity, the evaluation and the professional ethics; in the third part, I present a study on the development of strength in the Physical Education classes. In the last one, I tried to determine whether it was possible to increase significantly the inferior and superior strengths, (which were the motor skills where most students, below the healthy zone of physical aptitude, were found) by introducing, in the PE lessons, exercises strictly aimed at developing those skills and making a comparison with a class in which the planning didn’t objectively match its development.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/30149
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
RELATÓRIO FINAL.pdf1.15 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

213
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

132
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.