Title: Relatório final de estágio : escola básica professor Alberto Nery Capucho
Authors: Coimbra, Jorge Manuel Carvalho 
Orientador: Nobre, Paulo
Keywords: Formação de professores;Ensino da educação física
Issue Date: 2015
Citation: Coimbra, J. (2015). Relatório de Estágio. Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Coimbra, Portugal.
Abstract: Este relatório enquadra-se no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário e tem como propósito uma descrição das aprendizagens realizadas, resultado das experiências vividas durante o Estágio Pedagógico de Educação Física na Escola Básica Professor Alberto Nery Capucho, no ano letivo de 2014/2015. Este documento pretende mostrar todas as atividades, objetivos, planeamentos, tomadas de decisão, posições assumidas, estratégias de superação, conhecimentos adquiridos e avaliações concretizadas a uma turma do 8.º ano. Está estruturado em três partes distintas, mas que se complementam umas às outras; uma primeira parte onde se faz a contextualização da prática desenvolvida, tendo em conta as expetativas iniciais, os objetivos a atingir e a caracterização da comunidade educativa; uma segunda parte onde se faz uma análise reflexiva sobre a prática pedagógica, tendo em conta todas as atividades desenvolvidas (planeamento, intervenção pedagógica, reflexões e inovações nas práticas pedagógicas), as dificuldades e necessidades de formação (dificuldades sentidas, formas de resolução, formação contínua, ética profissional e questões dilemáticas) e as conclusões referentes à formação inicial (impacto do estágio na realidade escolar e experiência pessoal e profissional); uma terceira parte onde se faz o aprofundado do tema/problema (autoavaliação – uma formalidade ou um ato de regulação?) realizado ao longo deste estágio pedagógico. Este processo de investigação desenrolou-se em várias Escolas Básicas de 2.º e 3.º Ciclos e Secundário, nas quais se incluem também Colégios, do distrito de Leiria, e teve como participantes um grupo de vinte e um docentes de Educação Física. Um dos aspetos a realçar neste trabalho é o facto da maioria dos docentes envolvidos considerarem as práticas de autoavaliação muito importantes, quer como reguladoras da sua prática, quer como reguladoras da aprendizagem do aluno. Este trabalho enfatiza a importância da partilha de saberes, do trabalho cooperativo/colaborativo e da prática reflexiva. Esta última, embora não sendo uma cultura frequente nas escolas, permite ao professor ser capaz de evoluir e agir num ambiente complexo, de aprender a aprender ao longo da vida, de reconstruir permanentemente conhecimentos e saberes. O trabalho colaborativo e a prática reflexiva devem estar presentes em todo o desenvolvimento profissional, como geradores de diversas potencialidades, não só no desenvolvimento profissional do próprio professor, mas também no desenvolvimento organizacional da própria escola. This final work is a component of the Master’s Degree in Physical Education at the elementary and secondary school. This work describes all the learning achieved, as a consequence of the experiences realized during the Pedagogical Training/Internship, in Physical Education in the elementary school called “Escola Básica Professor Alberto Nery Capucho”, during the school year 2014/2015. This work aims to show all the activities, objectives, planning, decision-making, positions taken, strategies for overcoming some difficulties, knowledge acquired and evaluations implemented in an eighth grade class. The work is structured in three distinct parts, complementing each other. First we contextualize our practicum, taking into account the initial expectations, the objectives to be achieved and the characterization of the educational community. At the second part we make a reflective analysis about the pedagogical practices, taking into account all the activities (planning, educational intervention, reflections and innovations), the difficulties and needs of training (difficulties felt, forms of resolving the problems, continuous training, professional ethics and controversial issues) and the findings regarding initial training (internship impact about the school’s reality and personal and professional experience). The third part is where we present our research theme (self-evaluation – a formality or a regulatory act?) held throughout this educational internship. This process of investigation took place in several basic and secondary schools, in which private schools were also included, in the district of Leiria, where twenty-one Physical Education teachers participated. One of the aspects to highlight, in this work, is the fact that most of the teachers involved considered the self-evaluation practices very important as regulators not only of its practices, but also as regulators of the student´s learning process. Finally, this work emphasizes the importance of knowledge sharing, cooperative/collaborative work and reflective practice. Although, knowledge sharing is not a common practice in schools, it allows the teacher to be able to evolve and act in a complex environment, learning how to learn throughout life and rebuilding knowledge permanently. The collaborative work and reflective practice must be present in all the professional development, as generators of various potentialities, not only in the teacher’s professional development, but also in the organizational development of the school itself.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/30144
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rel_Estg1415_ Jorge_Coimbra.pdf4.06 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.