Title: Influência da assertividade e dos comportamentos sociais na escola e a educação física, relacionando o nível de atividade física, motivação para a prática, qualidade de vida e autoestima dos alunos do 7º ano da EBSJF Miranda do Corvo
Authors: Costa, Ana Rita Paiva da 
Keywords: Ensino da educação física;Comportamento dos alunos;Prática pedagógica
Issue Date: 2015
Citation: Costa, A. (2014). Relatório de Estágio desenvolvido na Escola Básica 2,3 c/Sec. José Falcão de Miranda do Corvo com a turma C do 7º ano no ano letivo 2014/2015. Relatório de Estágio, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
Abstract: O presente Relatório Final de Estágio insere-se no âmbito da Unidade Curricular Relatório de Estágio, do segundo ano do Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensino Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Este tem como objetivo a realização de uma descrição e reflexão sobre as atividades e aprendizagens efetuadas ao longo do mesmo. O Estágio Pedagógico é realizado no final da formação académica e é um período de formação curricular onde o professor estagiário exerce, de forma orientada, as tarefas intrínsecas à função docente. Após a sua conclusão é importante a concretização de um balanço geral das práticas pedagógicas adotadas. Este documento é resultante da intervenção pedagógica desenvolvida na EBSJF de Miranda do Corvo no ano letivo 2014/2015, junto da turma C do 7º ano. A sua constituição tem por base três partes fundamentais: a primeira é referente à contextualização da prática desenvolvida; a segunda é respeitante à análise reflexiva da prática pedagógica, onde são descritas e analisadas as decisões tomadas quanto aos domínios planeamento, realização, avaliação, as tarefas desenvolvidas e as aprendizagens conseguidas; a terceira e última parte destinada ao desenvolvimento de uma investigação, de carater quantitativo sobre a “Influência da assertividade e dos comportamentos sociais na escola e a Educação Física, relacionando o nível de Atividade física, motivação para a prática, qualidade de vida e autoestima dos alunos do 7º ano da EBSJF Miranda do Corvo”. A seleção deste tema tem como objetivo perceber a forma como o comportamento dos alunos se pode relacionar com outros fatores como o nível de Atividade física, a motivação para a prática, a qualidade de vida e a autoestima, com o intuito de perceber qual a razão que leva a turma C, do 7º ano a assumir um comportamento tão díspar na educação física e nas restantes disciplinas. A amostra foi constituída por um total de 93 alunos que frequentam o 7º ano de escolaridade na EBSJF de Mirando do Corvo. Os resultados obtidos revelaram a existência de diferenças estatisticamente significativas entre as turmas relativamente aos fatores enunciados anteriormente, principalmente quanto aos comportamentos disruptivos e motivação para as aulas Educação Física. This Training Final Report is part of the Curricular Unit called Training Report, of the second year of the Master's Degree in Physical Education in Primary and Secondary Education of the Faculty of Sport Sciences and Physical Education of the University of Coimbra. This report aims to carry out a description and reflection on the activities and learning made throughout the training course. The Teacher Training is held at the end of the academic pathway and it is a period of training curriculum, where the trainee teacher practices, in a guided way, the intrinsic tasks to the teaching vocation. After its conclusion, it is important to do a general assessment of the educational practices adopted. This document is the outcome of the educational intervention, developed at Miranda do Corvo EBSJF, in the school year of 2014/2015, with the C class of the 7th grade. Its structure is based on three main parts: the first one refers to the context of the established practice; the second one concerns the reflexive analysis of pedagogical practice, in which the decisions taken on the areas of planning, implementation, evaluation, developed tasks and achieved learning are described and analyzed; the third and final part is aimed at developing a research, quantitative character on the "Influence of assertiveness and social behaviour at school and physical education, relating the level of physical activity, motivation to practice, quality of life and self-esteem of 7th graders EBSJF of Miranda do Corvo. " The selection of this theme has the objective to understand how the student's behaviour can be linked to other factors such as, the level of physical activity, motivation to practice, the quality of life and self-esteem in order to realize the reason which leads the class, to take an unequal behaviour in physical education and other subjects. The sample consisted of a total of 93 students in the 7th grade in EBSJF of Miranda do Corvo. The obtained results revealed the existence of statistically significant differences between the groups regarding the factors set out above, especially regarding the disruptive behaviour and motivation for physical education classes.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/30139
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rel_Estg1415_Ana_Costa.pdf5.43 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.