Title: Relatório de estágio desenvolvido na escola secundária Infanta D. Maria, junto da turma do 7ºA, no ano letivo 2014-2015
Authors: Costa, André Filipe da Silva 
Orientador: Abreu, Antero
Keywords: Feedback;Prática pedagógica;Formação de professores;Ensino da educação física
Issue Date: 2015
Citation: Costa, A. (2015). Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta D. Maria, junto da turma do 7ºA, no ano letivo 2014/2015. Relatório de Estágio, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
Abstract: O Estágio Pedagógico levado a cabo na Escola Secundária Infanta Dona Maria representou a oportunidade de consolidar e desenvolver novos conhecimentos e competências ao nível da prática do ensino da Educação Física, alguns deles transversais a outros domínios de intervenção. A produção orientada de documentos de planeamento, realização e avaliação do ensino, devidamente enquadrados com as particularidades do contexto, assumiram, a par da autorreflexão e reflexão partilhada, especial importância ao longo deste percurso, traduzindo-se na melhoria dos processos de ensino e aprendizagem. Ser-se professor exige uma postura ativa e contínua de reflexão acerca das próprias práticas pedagógicas e dos resultados do ensino, sendo os objetivos a perseguir centrados no progresso/sucesso dos alunos. Assumindo que a melhoria da qualidade do ensino promove o sucesso educativo, a investigação conduzida no âmbito do feedback prestado pelo professor durante as aulas, tendente a apontar caminhos de melhoria da sua intervenção, encontra aí a sua justificação. The pedagogical internship at the Secondary School of Infanta Dona Maria (Coimbra, Portugal) represented an opportunity to consolidate and develop new skills related with the practice of Physical Education, some of which cross with other fields of intervention. The oriented production of planning documents, accomplishment and evaluation of various exercises, carefully framed within the particularities of the teaching context, in addition with self and hetero-reflection, assumed special importance throughout this internship, resulting in an increase of the quality of the teaching and learning methods. Being a teacher requires an active role and a continuous reflection on the own pedagogical practices and teaching results. The main objective is focus on the continuous progress and success of the students. Assuming that an increase of the teaching quality promotes educational success, the investigation lead by the “feedback” observed by the teacher (instructor) along the various lessons, tends to point improvements, finding there its own justification (purpose).
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/30138
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rel_Estg1415_André_Costa.pdf1.23 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.