Title: Investigação das atitudes dos alunos sem deficiência face à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas aulas de educação física durante o seu processo de maturação : relatório de estágio desenvolvido na escola básica 2,3 C-Sec. José Falcão de Miranda do Corvo com a turma A do 8º ano no ano letivo 2014-2015
Authors: Pereira, Daniela Filipa Bento 
Keywords: Formação de professores;Necessidades educativas especiais;Inclusão
Issue Date: 2015
Citation: Pereira, D. (2015). Relatório de Estágio Pedagógico. Dissertação de mestrado, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
Abstract: O Estágio Pedagógico é uma etapa fundamental na formação de um professor, é a passagem da teoria para a prática e para o aprofundamento de todos os conhecimentos científicos da área da Educação Física. O Relatório de Estágio está inserido no 2º ano do Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Este documento tem como objetivo partilhar as estratégias e opções tomadas, assim como realizar uma reflexão sobre as atividades desenvolvidas e aprendizagens realizadas durante este ano letivo 2014/2015 junto da turma A do 8ºano de escolaridade da Escola Básica com Secundário José Falcão de Miranda do Corvo. Este documento encontra-se organizado em três grandes capítulos, o primeiro corresponde à contextualização pedagógica, no segundo é realizada uma reflexão sobre as práticas desenvolvidas e o terceiro consiste no aprofundamento de um tema problema. O objetivo do tema problema consiste em investigar se os alunos sem deficiência, ao longo do seu processo de maturação, alteram as diferentes perspetivas face à inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais na aula de Educação Física, averiguando deste modo, as suas atitudes e identificando as variáveis que contribuem para atitudes e comportamentos mais ou menos positivos face à inclusão. Os resultados revelaram que os alunos, ao longo do seu processo de maturação, vão alterando as suas atitudes face à inclusão de alunos com deficiência. The Teacher Training is a key step in the formation of a teacher in the passage from theory to practice and for the strengthening of all scientific knowledge in the area of Physical Education. The Final Report is inserted into the 2nd year of the Masters Degree in Physical Education Teaching of Basic and Secondary Education, in the Faculty of Sport Sciences and Physical Education, in the University of Coimbra. This document aims to share the strategies and choices made and perform a reflection on the activities and the learning acquired during this academic year 2014/2015 with the class 8 A in the Elementary and Middle School José Falcão in Miranda do Corvo. This document is organized into three major sections, the first one corresponds with the pedagogical context, the second is held to reflect on the practices developed and the final third section is the deepening of a problem theme. The objective of the problem topic is to investigate if students without disabilities, throughout their maturation process, alter the different perspectives towards inclusion of students with Special Educational Needs in the Physical Education class, checking in this away their attitudes and identifying the variables that contribute to attitudes and behaviors more or less positive towards inclusion. The results revealed that the students throughout their maturation process, will changing their attitudes towards inclusion of students with disabilities.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/30135
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rel_Estg2015_Daniela_Pereira.pdf.pdf1.97 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.