Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/30128
Title: Relatório de estágio desenvolvido na escola secundária Infanta D. Maria junto da turma 7ºC no ano letivo de 2014-2015
Authors: Mourato, Bruno Miguel Rodrigues 
Orientador: Abreu, Antero
Keywords: Ensino da educação física; Prática pedagógica
Issue Date: 2015
Citation: Mourato, B. (2015). Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta D. Maria junto da turma 7ºC no ano letivo 2014/2015. Relatório de Estágio, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal
Abstract: Este relatório representa uma reflexão e um aprofundamento de todo o trabalho realizado neste ano de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Infanta D. Maria, em Coimbra. O ano de estágio é um momento onde são dadas, ao formando, todas as oportunidades de colocar todos os seus conhecimentos, adquiridos em anos anteriores da sua formação, em prática. Por ser a primeira vez que o professor estagiário contata com um contexto novo, isto é, o contexto real, tendo a seu cargo funções como docente, o ano de estágio exige a realização de muitas pesquisas e reflexões de aperfeiçoamento das técnicas de intervenção pedagógica do futuro profissional, neste caso de Educação Física. Assim, ao longo deste ano, múltiplas são as tarefas desempenhadas pelos estagiários, desde logo a realização do planeamento anual a aplicar à turma específica em que leciona, tendo por base as indicações / orientações apresentadas no Programa Nacional de Educação Física, a definição de estratégias e aplicação das mesmas tendo em vista a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, a execução dos processos de avaliação e reflexão dos mesmos. Este documento pretende relatar todas as experiências enquanto profissional, evidenciando os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades de aprendizagem bem como as dificuldades sentidas. Sendo a nossa experiência enquanto profissional de educação física, desde logo considerámos este ano bastante entusiasmante, colocando-nos num papel até aqui pouco familiar, o de docente, bem como perante a presença de novos intervenientes no nosso processo de aprendizagem, sendo-nos fundamental a adoção de atitudes adequadas ao contexto onde nos inserimos. Na parte final deste trabalho, apresentaremos o aprofundamento de um tema-problema, sobre a variabilidade do feedback, constituindo assim um estudo realizado perante a turma em que lecionámos. This report represents a reflexion and a deepening of all the work done this pedagogical internship year in Infanta D. Maria secondary school, in Coimbra. Placement year it’s a moment where it’s given, to the forming, all the opportunities to put in practice, all his knowledge, acquired in previous years of his formation. For being the first time that the teacher trainee contacts with a new context, i.e., the real context, being in charge the performing functions as teacher, the teaching practice year demands the realization of a lot of researches and improvement reflections of pedagogical intervention techniques professional future, in this case physical education. Therefore, throughout this year, they are multiples the tasks developed by the trainees, immediately with the realization of the annual planning to apply to specific class where he teaches, taking into account the indications/orientations presented in the Physical Education Nacional Program, the definition of strategies and the application of the same in view of the improving the teaching-learning process, the implementation of the evaluation and reflection of the same. This document pretends to report all my experiences as professional, showing my strengths, weakness, learning opportunities as well the difficulties. Being my first experience as physical education professional, immediately considered this year very exciting, put me in a role since until here unfamiliar, the teacher role, as well putted me before the presence of new players on my learning process, being fundamental the adoption of attitudes in the context where I as inserted. In the final part of this work, I shall present the deepening of a theme – problem, about the feedback variability, thus constituting a study before the class where I taught.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/30128
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg_1415_Bruno_Mourato.pdf3.01 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

206
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

134
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.