Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/30109
Title: Relatório de estágio desenvolvido na escola básica e secundária Quinta das Flores junto da turma do 9ºB no ano letivo de 2014-2015
Authors: Gil, João Alexandre Silva 
Orientador: Fonseca, Pedro
Keywords: Formação de professores; Prática pedagógica; Ensino da educação física
Issue Date: 2015
Citation: Gil, J. (2015). Relatório de Estágio desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, junto da turma do 9ºB no ano letivo 2014/2015. Relatório de estágio, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra; Portugal.
Abstract: Este documento surge como resultado do trabalho desenvolvido ao longo do Estágio Pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, no ano letivo 2014/2015, junto da turma do 9ºB. O Estágio representou assim a possibilidade de aplicar em contexto real os conhecimentos adquiridos ao longo de um percurso de cinco anos, divididos entre a Licenciatura em Ciências do Desporto e o Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O presente Relatório de Estágio encontra-se dividido em quatro capítulos. No primeiro capítulo é realizada uma breve introdução ao Estágio e ao presente relatório, no segundo capítulo é realizada a contextualização da prática desenvolvida, no terceiro capítulo é realizada uma análise reflexiva sobre a prática pedagógica e por fim, no quarto capítulo procede-se ao desenvolvimento do Tema-Problema. De forma a contextualizar a prática desenvolvida, o segundo capítulo apresenta no seu conteúdo uma breve abordagem das expetativas iniciais, uma abordagem ao plano de formação individual, fazendo referência às expectativas iniciais e aos objetivos propostos e, por último, uma abordagem às opções iniciais tomadas. Ainda neste capítulo, como forma a contextualizar as condições para o desenvolvimento da prática pedagógica, é realizada a caracterização da escola, do grupo de Educação Física e da turma do 9ºB. No que concerne ao terceiro capítulo, correspondente à análise reflexiva sobre a prática pedagógica, é realizada uma reflexão crítica das práticas de docência desenvolvidas no âmbito do planeamento e da realização. Durante o quarto e último capítulo, é aprofundado o Tema-Problema onde se pretende estudar a variação da quantidade e da qualidade do feedback do professor estagiário face às características das turmas, contando para isso com a amostra de três professores estagiários de níveis académicos semelhantes e com três turmas do mesmo ano de estudos de características bastante diferenciadas. The present document results of a work developed during the pedagogic internship with the class of 9B from the Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, during the academic year of 2014/2015. The internship provides the opportunity of applying, in real situations, the knowledge acquire throughout 5 years of studies, divided between a Bachelor degree in Sport Science and a Master degree in Master of Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education. The present report is divided in four chapters. The first chapter describes a brief introduction of the internship, as well as the present report. The second chapter outlines the contextualization of the developed practice, and in the third chapter describes an reflective analysis of the pedagogical practice. The fourth and last chapter describes the theme-issue chosen. To introduce the context of the developed practice, the second chapters describes a brief approach to initial expectations, and an approach to the individual training plan, liking initial expectations with proposed objectives, and lastly, an approach to adopted initial decisions. Additionally, to introduce a context on the conditions to develop the pedagogic intervention, the characterization of the school, group of Physical Education and the class, is made. Regarding the third chapter, which describes the reflective analysis on pedagogical practice, a critical reflection of teaching developed practices in the planning and realization is performed. The last chapter describes the theme-issue chosen, aiming to investigate the variation of quantity and quality of feedback of the intern teacher considering the class characteristics, with a sample of three intern teachers with similar academic levels and three classes of the same year with quite different characteristics.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/30109
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s)

239
checked on May 14, 2024

Download(s)

98
checked on May 14, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.