Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/30104
Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica do 2º e 3º ciclos Dr.ª Maria Alice Gouveia junto da turma A do 9º ano no ano letivo 2014-2015
Authors: Rodrigues, Daniela Filipa Tomás 
Orientador: Abreu, Antero
Keywords: Formação de professores; Prática pedagógica; Feedback pedagógico
Issue Date: 2015
Citation: Rodrigues, D. (2015). Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica do 2º e 3º Ciclos Dr.ª Maria Alice Gouveia junto da turma A do 9º ano no ano letivo 2014/2015. Diferenças e semelhanças entre a direção e pertinência do feedback transmitido aos alunos em matérias coletivas (futebol) e em matérias individuais (ginástica). Relatório de Estágio, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
Abstract: O Estágio Pedagógico assume-se como um momento de excelência de formação e reflexão, correspondendo àquela que é a etapa fundamental na formação profissional dos professores. É durante este período que é efetuada uma confrontação entre os conhecimentos teóricos, que foram apreendidos durante toda a formação inicial, e os saberes práticos proporcionados pela intervenção pedagógica em contexto real, numa realidade social do ensino, ajudando na construção daquela que é a identidade do professor estagiário. O presente relatório de estágio surge para descrever as aprendizagens realizadas ao longo deste ano, resultado da prática pedagógica exercida na turma A do 9º ano, da Escola Básica 2º e 3º Ciclos Dr.ª Maria Alice Gouveia, no ano letivo 2014/2015. O seu objetivo passa pela interpretação e reflexão crítica acerca do trabalho desenvolvido no âmbito da prática docente durante o presente ano letivo, sendo destacadas a definição das expetativas iniciais e fragilidades de desempenho, as aprendizagens realizadas e os constrangimentos detetados, com respetiva análise e justificação das decisões tomadas nas várias dimensões pedagógicas. Por fim, surge o aprofundamento do tema-problema que se concretiza num estudo direcionado ao feedback, que incide nas diferenças e semelhanças entre o feedback transmitido em matérias individuais e coletivas, bem como na perceção dos alunos quanto ao feedback transmitido e na relação que este apresenta com as suas aprendizagens. Practical teacher training is assumed as a moment of excellence for training and reflection, corresponding to what is a fundamental step in the education of teachers. It is during this period that is performed a confrontation between theoretical knowledge, which was acquired throughout the initial training and the practical knowledge provided by the pedagogical intervention in a real context, a social reality of teaching, helping in the construction of what is the identity of the trainee teacher. This internship report is to describe the accomplished learning as a result of pedagogical practice carried out in the class A of the 9th year of the Basic School 2nd and 3rd cycles Dr.ª Maria Alice Gouveia, during the school year 2014/2015. Its purpose is to interpret and make a critical analysis of the work done within the teaching practice during the current school year, and highlight the definition of initial expectations and performance weaknesses, the accomplished learning and the constraints detected with respective analysis and justification of decisions made at the various pedagogical dimensions. Finally, there is the deepening of the theme-problem that is materialized in a study directed to feedback, which focuses on the differences and similarities between the feedback transmitted in individual and group subjects as well as the perception of the students regarding the transmitted feedback and its relationship with learning processes.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/30104
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de Estágio- Daniela Rodrigues.pdf1.88 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

211
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

199
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.