Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/30053
Title: Gottfried Semper : proposta para um método (1852-1959)
Authors: Madeira, Luís Emanuel Lopes da Silva 
Orientador: Rabaça, Armando
Keywords: Semper, Gottfried, 1803-1879, obra; Arte, séc. 19, estudos
Issue Date: 1-Dec-2015
Abstract: Quando as portas do Hyde Park abriram para a Grande Exposição no primeiro dia de Maio de 1851, vislumbrava-se a possibilidade de aceder a um conhecimento sem precedentes. Por muitos esta possibilidade era encarada como uma das maiores virtudes da época industrial, por outros, a confirmação do falhanço da época. Um dos organizadores, o arquitecto alemão Gottfried Semper, exilado em Londres entre 1850 e 1855, encara a exposição de forma algo complexa e dividida. Por um lado, insurge-se contra o vago historicismo nos artefactos produzidos industrialmente, o seu estilo emprestado e de falsa materialidade, por outro, admira o princípio comparativo sobre o qual a exposição era organizada. Na presente dissertação propomos desvendar as premissas base da produção teórica de Gottfried Semper entre 1834 e 1859, dando um ênfase particular à produção escrita entre 1852 e 1859 que, de um ponto de vista, cronológico se encontram no âmago da sua produção teórica. Destes textos e palestras, destaca-se a publicação Wissenschaft, Industrie und Kunst onde, numa típica preocupação com a arte do século XIX, envolta no manto acertivo dos manifestos, Semper critica os efeitos da industrialização da arte, a abundância de meios e a incapacidade de os dominar e sugerindo uma reforma social e académica. Para esclarecer a proposta do texto referido iremos analisar, na transição do século XVIII para o século XIX, a evolução do conceito de história segundo o ideal de perfeição grega, as críticas à arte industrial e o ensino científico Francês e Alemão. Desta análise pretendemos criar uma base sólida para resgatar algumas das noções sobre invenção e estilo, compreendendo assim o método proposto por Semper. Da articulação entre a Grande Exposição, o contexto e a crítica, devemos garantir uma noção clara de estilo, adequada para resolver os problemas da época que, segundo Semper, eram a causa do declínio da produção artística da época.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/30053
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Arquitectura - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Luis Madeira - Proposta para um método.pdf15.63 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

733
checked on Apr 17, 2024

Download(s) 50

990
checked on Apr 17, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.