Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/30011
Title: Desvelando as características da formação docente dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação no Brasil
Authors: Marynice, Autran 
Borges, Maria Manuel 
Keywords: Formação acadêmica docente; Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação – Brasil
Issue Date: 2013
Serial title, monograph or event: Globalização, Ciência e Informação: atas.
Place of publication or event: Faculdade de letras do Porto
Abstract: Este trabalho tem como objetivo caracterizar o perfil de formação acadêmica da comunidade docente dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) e das Áreas Correlatas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental usando-se como fonte a literatura impressa e digital e os sítios da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB) para identificar os PPGCI existentes, dos portais dos cursos para mapear o corpo docente e da Plataforma Lattes do CNPq para analisar os curricula vitae dos docentes. Esse levantamento permitiu determinar a existência de 218 professores nos 15 PPGCI e 59 nos três Programas das Áreas Correlatas, atuantes até 31 de dezembro de 2012. Os resultados preliminares indicam que 49% dos docentes dos PPGCI possuem graduação, 46% mestrado e 40,% dos doutores são titulados em Ciência da Informação, evidenciando solidez nos pilares da CI e, ao mesmo tempo, fortes indícios de interdisciplinaridade. Os resultados das áreas correlatas demonstram que 18,6% possuem graduação, 8% mestrado e 7% doutoramento em CI.
URI: https://hdl.handle.net/10316/30011
ISBN: 978-972-36-1339-1
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de Informação - Artigos em Livros de Actas
I&D CEIS20 - Artigos e Resumos em Livros de Actas

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Desvelando as caracteristicas da formacao docente.pdf938.17 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

349
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

183
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.