Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/30007
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dc.contributor.advisorCoelho, Arnaldo Fernandes Matos-
dc.contributor.authorCorreia, Francisco Maria Salgado-
dc.date.accessioned2015-11-26T11:41:09Z-
dc.date.available2015-11-26T11:41:09Z-
dc.date.issued2015-09-15-
dc.identifier.citationCorreia, Francisco Maria Salgado - O impacto do relacionamento dos consumidores com as comunidades de marcas desportivas : o caso Associação Académica de Coimbra - OAF, Coimbra, 2015por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/30007-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes Matos Coelho.por
dc.description.abstractNos dias de hoje o desporto, mais concretamente o futebol, tornaram-se claramente focos de negócio internacional. O desporto deixou de ser apenas um fenómeno cultural e tornou-se num dos principais mercados, um sector económico de cifras milionárias. O capital tem sido bem explorado através da emoção de quem ama as equipas. Os adeptos tornaram-se consumidores e os clubes são geridos como empresas. Este estudo pretende estudar os antecedentes influenciam uma comunidade de marca e os consequentes são influenciados pela participação na mesma. Para isso iremos estudar o caso da Associação Académica de Coimbra - Organismo Autónomo de Futebol. Queremos ainda entender a diferença entre o relacionamento de um sócio e de um não-sócio do clube. Foram inseridos no estudo resultados da investigação realizada a 141 consumidores que representam a relação entre o consumidor e a marca desportiva em estudo. Desta análise conseguimos demonstrar que variáveis como “Extroversão”, “Relação Emocional”, “Interação Social”, “História da Equipa”, e “Interiorização”, têm influência positiva no relacionamento com a comunidade de marca. Posteriormente foi demonstrado também que a “Comunidade de Marca” influenciava positivamente as variáveis “Identidade da Marca”, “Amor à Marca”, “Boca-a-Boca”, “Lealdade à Marca”, “Compromisso com a Marca” e “Satisfação com a Marca”. Pretendemos que o estudo tenha um grande interesse para todas as marcas desportivas, nomeadamente para a instituição desportiva em estudo.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFEUCpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectComunidade de marcapor
dc.subjectRelaçãopor
dc.subjectIdentificaçãopor
dc.subjectCompromissopor
dc.subjectMarcas desportivaspor
dc.titleO impacto do relacionamento dos consumidores com as comunidades de marcas desportivas : o caso Associação Académica de Coimbra - OAFpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201479788-
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-4345-1349-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado
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