Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/29963
Title: O contributo do feminismo pós-colonial na construção de uma crítica à paz liberal : o caso do Kosovo
Authors: Silva, Cyntia Simões da 
Orientador: Nascimento, Daniela
Keywords: Nações Unidas; Peacebuilding; UNMIK; Kosovo; Feminismo pós-colonial; Paz liberal
Issue Date: 2-Sep-2015
Publisher: FEUC
Citation: Silva, Cyntia Simões da - O contributo do feminismo pós-colonial na construção de uma crítica à paz liberal : o caso do Kosovo, Coimbra, 2015
Abstract: Esta dissertação procura trazer luz sobre a importância de uma abordagem feminista pós-colonial na construção de uma crítica alternativa à institucionalização da paz liberal. Para a construção dessa crítica é utilizado e analisado o papel das Nações Unidas na intervenção internacional no Kosovo até 2008 focando maioritariamente as matrizes do modelo de consolidação da paz da organização. Através da análise do comportamento e do discurso da administração internacional no terreno, isto é, o desenvolvimento de novas políticas ou reformas, procuraremos identificar se o processo de paz no Kosovo teve em conta as necessidades das diferentes comunidades contribuindo assim para a construção de paz sustentável. Para responder a esta questão será utilizado um quadro teórico alternativo e crítico – o feminismo pós-colonial, numa análise que não tem sido suficientemente trabalhada no campo da construção de críticas à institucionalização da paz liberal em situações de pós-guerra, principalmente no caso do Kosovo. De facto, este exercício permite identificar lógicas de colonialidade e invisibilidade que através de uma agenda de paz liberal impõem e reproduzem binómios hierárquicos e excludentes não só entre administradores internacionais e os locais, mas também entre as populações locais, isto é entre kosovares sérvios e kosovares albaneses. Nesse sentido, e de forma também a responder à nossa pergunta de investigação, são analisadas as quatro dimensões do modelo de consolidação da paz da ONU – dimensões militar e de segurança, política e constitucional, económico-social e finalmente psicossocial, com base no quadro da intervenção internacional do Kosovo. É através dessa análise que seremos capazes de identificar as principais lacunas das políticas e reformas de reconstrução pós-guerra da administração internacional neste território.
Description: Dissertação de mestrado em Relações Internacionais (Estudos da Paz e da Segurança) , apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Daniela Nascimento.
URI: https://hdl.handle.net/10316/29963
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.