Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/29959
Title: A influência do marketing eleitoral na construção do discurso de Dilma Rousseff nas eleições presidenciais
Authors: Pillar, Daniel Machado 
Orientador: Coelho, Arnaldo Fernandes Matos
Keywords: Discurso político; Marketing eleitoral; Argumentação; Retórica
Issue Date: 22-Sep-2015
Publisher: FEUC
Abstract: Este trabalho de dissertação de mestrado cujo título "A Influência do Marketing Eleitoral na Construção do Discurso de Dilma Rousseff nas Eleições Presidenciais" busca analisar as influências assim como as estratégias de marketing adotadas na elaboração dos discursos de campanha da candidata Dilma Rousseff nas eleições de 2010 e 2014.O estudo tem por escopo assim abordar o tema discurso bem como os objetos que o compõem tais como aspectos relativos à retórica,persuasão,argumentação, para, extraindo de todo o contexto doutrinário e da pesquisa elaborada chegar ao discurso político propriamente dito. São levados em consideração nas análises feitas os contextos externos da política e o cenários em que se aplicam os discursos .Analisados estes fatores estratégicos externos e as técnicas hoje postas a disposição a partir da evolução da comunicação política o estudo visa analisar ainda as aptidões natas de discurso que a candidata Dilma Rousseff possui. Tais aptidões ficam mais perceptíveis em discursos com a presença de interlocutor como nos debates onde o candidato está sob pressão e é preciso ter espontaneidade para se desvencilhar de algumas situações.A intenção central é identificar a importância das estratégias do marketing no discurso assim como, o contexto em que eles são proferidos.Na busca de uma melhor interpretação a respeito dos pontos de vista da candidata, será discorrida também a sua história para que se possa entender de melhor maneira como suas experiências influenciam na elaboração do seu discurso..Para atingir estes objetivos foi estabelecido como modelo de pesquisa um Estudo de Caso que a partir de uma linha cronológica eleitoral analisará tema por tema abordado em cada eleição.Ao final do estudo de caso permitir-se-á concluir que realmente a candidata Dilma Rousseff pauta seu discurso basicamente pelas artificialidades impostas pelas estratégias de marketing eleitoral de seu partido.
Description: Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes Matos Coelho.
URI: http://hdl.handle.net/10316/29959
Rights: openAccess
Appears in Collections:FEUC- Teses de Mestrado

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