Title: O encontro da história com a forma arquitectónica : memória e cultura portuguesa na arquitectura de Alexandre Alves Costa e Sergio Fernandez
Authors: Dias, Olga Filipa Pereia 
Orientador: Grande, Nuno
Keywords: Távora, Fernando, 1923-2005, obra;Costa, Alexandre Alves,, 1939-, obra;Fernandez, Sérgio, 1937-, obra;Atelier 15, projectos;História da arquitectura, Porto, estudo, ensino
Issue Date: 18-Nov-2015
Abstract: Esta dissertação é o resultado de um estudo proposto na disciplina de Seminário de Investigação em Arquitectura. Partindo do tema “Genealogias na Arquitectura” abordamos a relação do professor Fernando Távora com dois dos seus discípulos: Alexandre Alves Costa e Sergio Fernandez, que juntos compõem o Atelier 15. Procuramos clarificar os conceitos de história e memória no contexto actual, bem como em episódios de relevância para o tema, como por exemplo a dualidade de discursos entre John Ruskin e Viollet-le-Duc, a perspectiva de Maurice Halbwachs, de Françoise Choay, entre outros. Apontamos as valências da disciplina de História da Arquitectura enquanto instrumento de Projecto, bem como a memória tradicional. Para esse efeito, destacamos cinco projectos do atelier. Numa área mais abrangente da denominada “Escola do Porto”, damos ainda destaque a determinados episódios como o Inquérito à Arquitectura Popular em Portugal, principal impulso do interesse da comunidade pelas ques8 9 O encontro da História com a forma arquitectónica tões tradicionais, por demonstrar o carácter racional e simultaneamente poético da arquitectura vernacular. Para além da redescoberta da identidade tradicional proporcionada pelo Inquérito, falamos ainda das aulas de História da Arquitectura Portuguesa, nas quais Alves Costa cria uma disciplina muito operativa. Esta nova disciplina distancia-se da formalidade com que até então as aulas de História tinham sido leccionadas. É assumida proximidade em relação ao passado que permitia observá-lo criticamente, aprendendo com ele, à semelhança de como ensinava Fernando Távora. Tratava-se de uma nova abordagem da história, nunca antes feita.
This work is the result of a study proposed in the discipline of Architecture’s Investigation Seminar. Based on the theme “genealogies in architecture”, it approaches the relation between Fernando Távora with two of his disciples: Alexandre Alves Costa and Sergio Fernandez, that together form Atelier 15. We seek to clarify concepts as history and memory at the current context as well as relevant episodes to the topic, such as the duality of discourse between John Ruskin and Viollet-le-Duc, the prospect of Maurice Halbwachs, Françoise Choay among others. We point the valences of the discipline of History of Architecture to Project as an instrument, as well as traditional memory. In order to suporte this, we highlight five studio projects. A wider area called “Porto’s School”, highlights certain episodes as the Survey on Popular Architecture in Portugal, the main thrust of community interest by the traditional issues, it demonstrates the rational and simultaneously the poetic character of vernacular architecture. In addition to the rediscovery of traditional identity provided by the Survey, we still talk about the history lessons of Portuguese architecture where Alves Costa creates a very operational discipline. This new discipline distanciates itself from the formality with which hitherto the History lessons were taught. It is assumed the proximity to the past that allows the critical observation and learning from it, like as tought Fernando Távora. It was a new approach to history, never made before.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/29936
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCTUC Arquitectura - Teses de Mestrado

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