Title: O impacto social da informação: a prestação do serviço de informação à comunidade
Authors: Almeida, Filipa Rino 
Keywords: Serviços de informação;Impacto social da informação;Acesso à Informação;Marketing da Informação;Satisfação de Clientes;Information services;Access to information;Social impact of information;Information marketing;Costumer satisfaction
Issue Date: 22-Oct-2015
Abstract: Os serviços de informação à comunidade têm como objetivo prestar informação e aconselhamento aos cidadãos para ajudar a resolver problemas do quotidiano, por exemplo ligados ao emprego, direitos dos cidadãos, aconselhamento legal e financeiro. Estes serviços são prestados de forma gratuita, personalizada e confidencial, tornando a informação acessível a qualquer pessoa. Surgiram durante a Segunda Guerra Mundial em Inglaterra e nos EUA, com o objetivo de ajudar as pessoas a resolver problemas relacionados com a guerra e desenvolveram-se com a implementação do Estado Social. Este estudo tem como objetivo conhecer as origens destes serviços, a sua evolução até à atualidade, mostrando a sua importância, ontem e hoje, para o acesso equitativo à informação por todos os cidadãos, culminando na realização de um plano para a implementação de serviços de informação à comunidade em Portugal. Sendo um estudo essencialmente teórico, é fundamental a leitura e análise de referências bibliográficas pertinentes e atuais sobre as temáticas referidas, a análise das normas da IFLA e da Unesco acerca da criação de serviços de informação e também a consulta de sites institucionais de serviços de informação à comunidade de referência. Conclui-se que os serviços de informação à comunidade continuam, atuais e pertinentes, sobretudo tendo em conta o contexto da sociedade da informação e do conhecimento. Estes serviços têm sobrevivido ao longo do tempo devido à sua versatilidade e capacidade de ir sempre ao encontro das necessidades de informação dos cidadãos, justificando desta forma a sua cada vez maior necessidade de evolução e crescimento. Encontram-se disseminados sobretudo pelos países anglo-saxónicos onde tiveram uma forte implementação, devido ao seu contexto socioeconómico e a uma forma diferente de olhar a sociedade e as bibliotecas. Conclui-se também que estes serviços poderão ser, sem dúvida, a alavanca necessária para estreitar os laços entre as comunidades e as bibliotecas, potenciando o dinamismo e o desenvolvimento de ambas. Além de contribuir para reposicionar as bibliotecas no panorama estratégico nacional e para diminuir as ainda gritantes desigualdades no acesso à informação.
Abstract:Community information services aim to provide information and advice to citizens to help solve everyday problems, for example of employment, citizens' rights, legal and financial advice. These services are provided for free, personalized and confidential manner, making information accessible to anyone. Arose during World War II in England and the US, in order to help people solve the war-related problems and developed with the implementation of the welfare state. This study aims to know the origins of these services, their evolution to the present day, showing its importance, yesterday and today, for equitable access information for all citizens, culminating in the realization of a plan for the implementation of community information services in Portugal. Being an essentially theoretical study, it is essential reading and analysis of relevant and current references on these topics, the analysis of the rules of IFLA and UNESCO on the creation of information services and also to consult institutional sites of information services to the community of reference. We conclude that the community information services continue, yesterday and today, current and relevant, taking into account the current context of the information and knowledge society. These services have survived over time mainly because of its versatility and ability to always meet the citizens' information needs, thus justifying its increasing need for development and growth. They are disseminated mainly by Anglo-Saxon countries where they had a strong implementation, mainly due to their socio-economic context and a different way of looking at society and libraries. We also conclude that these services may be, without doubt, the leverage needed to strengthen ties between communities and libraries, enhancing the dynamism and development of both. In addition to contributing to reposition the libraries in the national strategic overview and to reduce the still glaring inequalities in access to information.
Description: Dissertação de Mestrado em Ciência da Informação, apresentada ao Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/29855
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de Informação - Teses de Mestrado

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