Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/29781
Title: O regime de transferência fiscal : estudo comparativo entre Portugal, Espanha, França e Reino Unido
Authors: Luís, Diana de Jesus 
Orientador: Lopes, Cidália Maria da Mota
Keywords: Regime de transparência fiscal; Estudo comparativo; Portugal, França, Espanha e Reino Unido
Issue Date: 30-Sep-2015
Publisher: FEUC
Citation: Luís, Diana de Jesus - O regime de transferência fiscal : estudo comparativo entre Portugal, Espanha, França e Reino Unido, Coimbra, 2015.
Abstract: O Regime de Transparência Fiscal (RTF) aplica-se a determinadas sociedades ou entidades que pelas suas características se assemelham a sociedades de pessoas, onde a figura dos sócios é predominante. Como tal, desconsidera-se para efeitos de tributação em Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC) a personalidade jurídica da sociedade ou entidade, tributando-se o respetivo rendimento diretamente na pessoa dos sócios ou membros, ainda que não tenha havido distribuição de lucros. O referido regime, instituído em Portugal em 1989, visou todavia, atingir três objetivos fundamentais: assegurar a neutralidade fiscal; eliminar a dupla tributação económica dos lucros distribuídos aos sócios; e combater a evasão fiscal. Desde a sua entrada em vigor que o RTF tem sofrido alterações, nomeadamente, em Janeiro de 2014 foram aprovadas um conjunto de medidas de simplificação no tocante às sociedades de profissionais. Posteriormente, em 31 de Dezembro de 2014, terá sido redigida uma nova Lei, sublinhando que os pressupostos para aplicação do regime às sociedades de profissionais terão que se verificar durante um determinado período de tempo. Para além da análise do funcionamento e evolução do referido regime em Portugal, é feito, no final deste trabalho, um estudo comparativo dos regimes relativos à tributação das sociedades de pessoas em três Estados-membros da União Europeia (UE), são eles: Espanha, França e Reino Unido. Pretende-se para o efeito analisar de forma crítica, normativa e comparativa estes regimes de transparência fiscal com a finalidade de propor alterações para o caso português. Este estudo insere-se, assim, no âmbito dos estudos qualitativos pois as análises comparativas permitem avaliar e comparar os regimes fiscais vigentes.
Description: Dissertação de mestrado em Contabilidade e Finanças, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Cidália Lopes.
URI: https://hdl.handle.net/10316/29781
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação Final_Diana Luís_2015.pdf1.3 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.