Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/29729
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dc.contributor.advisorCoelho, Arnaldo Fernandes Matos-
dc.contributor.advisorBairrada, Cristela Maia-
dc.contributor.authorPereira, Marisa Costa-
dc.date.accessioned2015-10-12T14:58:57Z-
dc.date.available2015-10-12T14:58:57Z-
dc.date.issued2015-09-10-
dc.identifier.citationPereira, Marisa Costa - O impacto dos sentidos na atitude face à marca : o estudo ao grupo Inditex, Coimbra, 2015por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/29729-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes de Matos Coelho e Cristela Maia Bairrada.por
dc.description.abstractO marketing está em constante evolução e consequência disso é a crescente necessidade de satisfazer o consumidor. Atualmente, o marketing está focado em alcançar a mente dos consumidores, mas como só isso não basta, o marketing sensorial vai ter como papel, não só alcançar a mente, mas também o coração dos consumidores. Os consumidores têm de sentir-se envolvidos com o produto/serviço para terem experiências ricas em sensações, já que os sentidos são um meio eficaz para se atingir as emoções. Normalmente, são os conteúdos visuais e auditivos os mais utilizados. O ideal está em apostar em sensações como o olfato, o tato e o paladar. O Marketing Sensorial é a área do marketing que diz respeito a todas as perceções sensoriais que envolvem uma marca: os sentidos são usados para estimular a venda. Esta investigação tem como objetivo principal, determinar o impacto dos cinco sentidos nas atitudes e comportamentos face às marcas. Para este trabalho de investigação, o grupo INDITEX foi o escolhido para determinar a nossa amostra. É importante realçar que foi introduzida a variável da sensualidade da marca por ser ainda pouco estudada no marketing e por acharmos de verdadeira relevância para o nosso estudo, recorrendo assim à elaboração de uma escala de medição. As variáveis que serão estudadas, como consequentes, neste estudo, são a sensualidade da marca, a experiência da marca, a satisfação da marca, o amor pela marca, o passa a palavra positivo e a lealdade à marca. Os resultados do questionário de investigação foram recolhidos através de uma plataforma online, o Google Forms, em que no total foram obtidos 403 respostas dos consumidores, que evidenciam a marca que consideraram mais sensorial, bem como a importância que as variáveis mencionadas anteriormente têm com a marca escolhida. Este estudo de investigação determinou o forte impacto que o marketing sensorial tem na sensualidade da marca, na experiência da marca e na satisfação da marca. Isto dá-nos informação a nível profissional no que as empresas devem ter em conta na sua estratégia de marketing.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFEUCpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMarketing sensorialpor
dc.subjectExperiência da marcapor
dc.subjectSatisfação da marcapor
dc.subjectSensualidade da marcapor
dc.subjectAmor à marcapor
dc.subjectBoca-a-boca positivopor
dc.subjectLealdade à marcapor
dc.titleO impacto dos sentidos na atitude face à marca : o estudo ao grupo Inditexpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201479796-
uc.controloAutoridadeSim-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-4345-1349-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-1750-7177-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado
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