Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/29723
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dc.contributor.advisorCunha, Isabel Ferin-
dc.contributor.authorAvillez, Roberta de-
dc.date.accessioned2015-10-09T13:03:41Z-
dc.date.available2015-10-09T13:03:41Z-
dc.date.issued2015-10-02-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/29723-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Comunicação e Jornalismo apresentada a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra,por
dc.description.abstractA forma de ser de um imigrante no início da sua jornada no país de acolhimento é construída pelas experiências e relações vividas tanto na nação de origem quanto nos demais sítios visitados. O imigrante é um sujeito em contínuo processo de transmutação e resiliência. Esta investigação tem como objectivo perceber a formação da identidade das estudantes brasileiras, como imigrantes temporárias, em Portugal, e em Coimbra. O cenário de recorte apresenta a campanha de eleição académica da “Lista Reset à AAC”, no ano lectivo de 2013/2014, com os temas de xenofobia, sexismo, racismo e homofobia. Com isso, busca-se, também, perceber a repercussão da acção de campanha no meio On-line e a relação com a auto-identidade das estudantes brasileiras. Para a construção social do imigrante e das teorias de imigração buscou-se teóricos como Stuart Hall (1980), Morley (2001), Vermeulen (2001), Portes (2004), Ferin (2012) e Santos (2013). Ao refletir no cenário dos meios de comunicação em Portugal e o perfil dos jovens brasileiros, foi necessário ir aos teóricos como Baudrillard (2011), Canclini (1995), Appadurai (1996), Deleuze & Guattari (2000), Orozco (2001), Ferin & Santos (2006), além de relatórios. Para as entrevistas on-line foram recolhidas 14 respostas de diferentes idades. A partir destes dados pôde-se estabelecer a trajectória de vida, as características pessoas e características relativas a migração. A recolha de dados no buscador Google permitiu avaliar a sua repercussão da campanha da “Lista Reset à AAC” no meio on-line.por
dc.description.abstractThe immigrant´s Self being is constituted of its experiences and relationships gathered at the beginning of their journey living abroad from their home country. Thus any immigrant is subjected to continuous process of transmutation and resilience. This research emphasis the construction of the Brazilian female student´s identity as a temporary immigrant, living in Portugal and specifically in Coimbra. The research is framed in a student campaign, “Lista Reset à AAC”, developed in the academic year of 2013/2014 with topics such as xenophobia, sexism, racism and homophobia. The research also attempt to evaluate the On-line campaign repercussion and its relation to the Brazilian student´s self-identity. Theoretical framework on immigrant social construction and immigrant theories were built upon authors such as Stuart Hall (1980), Morley (2001), Vermeulen (2001), Portes (2004), Ferin (2012) and Santos (2013). In order to understand the Portuguese media and young Brazilian profile it was used authors such as Baudrillard (2011), Canclini (1995), Appadurai (1996), Deleuze & Guattari (2000), Orozco (2001), Ferin & Santos (2006) and reports. The 14 answers for the On-line interviews spanning different ages were used to establish life path, personal details and migrational path. Further more the On-line data from Google enable to evaluate the campaign repercussion.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectJornalismopor
dc.subjectImigraçãopor
dc.subjectGéneropor
dc.titleA Estudante Brasileira em Portugalpor
dc.title.alternativeAuto-identidade e Repercussão nos Media On-linepor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
dc.date.embargoEndDate2017-04-02-
dc.peerreviewedYespor
dc.date.embargo2017-04-02*
dc.identifier.tid201519836-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-8701-527X-
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FLUC Secção de Comunicação - Teses de Mestrado
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