Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/29709
Title: A comparative analysis on the European Union's policies towards refugees : policies, strategies and discrepancies the case of Bosnia, Syria and Afghanistan
Authors: Sater, Joe Hassib Abdul 
Orientador: Ferreira, Sílvia
Keywords: U.E.; Refugiados; Venue-shopping; CEAS; Burden-sharing
Issue Date: 29-Sep-2015
Publisher: FEUC
Citation: Sater, Joe Hassib Abdul - A comparative analysis on the European Union's policies towards refugees : policies, strategies and discrepancies the case of Bosnia, Syria and Afghanistan, Coimbra, 2015.
Abstract: A questão dos refugiados continua a ser um problema por excelência para tomadores de decisões que tendem a moldar políticas quer em esfera local, regional ou mesmo internacional, a fim de resolver essa situação de acordo com os melhores interesses de seus países.. Eventualmente isto levou a disparidades em termos de lidar com essas pessoas dependendo da localização geográfica afetada pela crise. Focando-se nas políticas da União Européia, esta dissertação procura saber porque a U.E. reage de forma diferente a diversas crises de refugiados. Para responder a essa questão, esta tese examina a progressão gradual das políticas asilo da U.E. e seu comportamento em relação a três crises de refugiados distintas. A primeira é o caso bósnio, que ocorreu durante os primeiros estágios da formação da U.E., enquanto o segundo e o terceiro casos são crises Sírias e Afegãs. Após a análise destes casos, este estudo vai determinar que a U.E. não age de acordo com uma abordagem unificada ao tratar deste assunto. O caso bósnio foi o primeiro caso de crise de refugiados que a U.E. teve de enfrentar, e aconteceu dentro de fronteiras européias. Desta forma, a sua comparação com outros casos como a Síria fornecerá mais luz sobre o comportamento da UE em relação aos refugiados. Em relação ao caso Afegão, este foi tipificado como o pior situação humanitária em décadas, sua análise e comparação com o caso sírio, nos permitirá compreender melhor a evolução das políticas da UE que se ocupam com os refugiados e requerentes de asilo.
Description: Dissertação de mestrado em Roads to Democracy(ies) - Democracia e Governação, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Silvía Ferreira.
URI: https://hdl.handle.net/10316/29709
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
merged_document (1).pdf1.29 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

558
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

586
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.