Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/29699
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dc.contributor.advisorCoelho, Filipe-
dc.contributor.authorGomes, Andreia de Matos-
dc.date.accessioned2015-10-08T14:37:40Z-
dc.date.available2015-10-08T14:37:40Z-
dc.date.issued2015-09-15-
dc.identifier.citationGomes, Andreia de Matos - Afetos e comportamento ambiental : um estudo empírico, Coimbra, 2015por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/29699-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Filipe Coelho.por
dc.description.abstractOs problemas ambientais que a população mundial enfrente atualmente, nomeadamente o aquecimento global provocado pelas emissões excessivas de dióxido de carbono e outros gases, têm vindo a provocar diversas alterações a nível do comportamento. Tornou-se clara a necessidade de uma mudança tanto por parte das empresas como por parte dos consumidores, que passa principalmente pela alteração de processos de produção e pela mudança de hábitos de consumo. Vários cientistas têm investido o seu tempo na investigação do consumidor verde e dos comportamentos ambientais. São vários os estudos que têm vindo a estudar os comportamentos ambientais dos consumidores, procurando compreender as motivações e os fatores que levam os consumidores a adotarem comportamentos mais ambientalmente amigáveis. De acordo com estes estudos, tronou-se claro que determinados fatores, como por exemplo o conhecimento ambiental, as atitudes ambientais e a eficácia percebida pelo consumidor das suas ações de preservação têm um efeito significativo no comportamento ambiental. À vontade de estudar o comportamento ambiental dos consumidores portugueses, relacionando as variáveis descritas acima com o comportamento ambiental, acrescentou-se a vontade de conhecer qual o efeito que o afeto positivo e o afeto negativo, que os consumidores sentem em geral, exercem sobre o comportamento. Assim, com o presente estudo pretende-se entender em que medida as variáveis eficácia percebida pelo consumidor, atitude ambiental, conhecimento ambiental, afeto positivo e afeto negativo influenciam os comportamentos ambientais dos consumidores portugueses. Para tal, foram estabelecidas 12 hipóteses que serviram como base para este estudo. Os resultados indicam que as atitudes ambientais e o conhecimento ambiental têm um efeito positivo e significativo no comportamento, enquanto o afeto negativo influencia negativamente os comportamentos ambientais dos consumidores portugueses. Confirma-se, ainda, uma relação positiva entre o conhecimento ambiental e a atitude ambiental, assim como um efeito mediador destas variáveis na relação entre o afeto positivo e o comportamento ambiental. Para além disso, verificou-se uma relação positiva entre o conhecimento ambiental e a atitude ambiental. Quanto à eficácia percebida pelo consumidor, esta variável foi excluída das análises, por apresentar uma fraca consistência interna. Assim, sete das nove hipóteses restantes verificadas são suportadas.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFEUCpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectComportamento ambientalpor
dc.subjectAtitude ambientalpor
dc.subjectConhecimento ambientalpor
dc.subjectAfeto positivopor
dc.subjectAfeto negativopor
dc.titleAfetos e comportamento ambiental : um estudo empíricopor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201478560-
uc.controloAutoridadeSim-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.deptFaculty of Economics-
crisitem.advisor.researchunitGroup for Monetary and Financial Studies-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-6067-4849-
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado
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