Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/29698
Title: Uma aplicação da lei de Thirlwall à economia portuguesa : análise por setores
Authors: Dias, Jeanete Jandira Pereira 
Orientador: Antunes, Micaela
Keywords: Crescimento económico; Elasticidades-rendimento; Lei de Thirlwall; Lei multissetorial de Thirlwall.
Issue Date: 10-Jul-2015
Publisher: FEUC
Citation: Dias, Jeanete Jandira Pereira - Uma aplicação da lei de Thirlwall à economia portuguesa : análise por setores, Coimbra, 2015
Abstract: O comércio externo é decididamente um dos fatores mais relevantes para a expansão económica de um pequeno país como Portugal e como tal, analisa-se, com recurso à Lei de Thirlwall, o impacto que a Balança de Pagamentos pode ter sobre o crescimento económico, entre 1994 e 2013. Por outro lado, no seguimento da crise económica e financeira internacional de 2008, que teve como consequências, entre outras, a queda no Investimento Privado e no Consumo Público e Privado, pretende-se verificar até que ponto as trocas comerciais com o exterior podem desempenhar um papel relevante na resolução do problema. Mais, pretende-se verificar, recorrendo à Lei Multissetorial de Thirlwall, se a estrutura produtiva pode influenciar o crescimento nacional. Descreve-se ainda a evolução dos principais setores exportadores e importadores para o período em análise e estima-se as funções procura por exportações e importações tanto a nível agregado como setorial (para 17 grupos de produtos segundo a agregação por grupos de produtos da Classificação da Nomenclatura Combinada), de forma a obter as elasticidades-rendimento que permitem o cálculo da taxa de crescimento compatível com o equilíbrio da Balança de Pagamentos. Os resultados mostram que a peculiaridade do (curto) período analisado torna difícil a comprovação de Lei de Thirlwall. Por outro lado, a utilização da componente multissetorial permite uma melhor aproximação à taxa efetiva do período.
Description: Dissertação de mestrado em Economia (Economia Industrial), apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Micaela Antunes.
URI: https://hdl.handle.net/10316/29698
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Trabalho de Projeto- Jeanete Dias_2015.pdf1.49 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.