Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/29690
Title: Gestão de projetos : as práticas de uma empresa de software
Authors: Braz, Miguel Joaquim Quinta 
Orientador: Godinho, Pedro Manuel Cortesão
Cardoso, Benjamim
Keywords: Projeto; Gestão de projetos; Gestor de projeto; Project Management Institute; Project Management Office; Desenvolvimento ágil em Scrum
Issue Date: 24-Jul-2015
Publisher: FEUC
Citation: Braz, Miguel Joaquim Quinta - Gestão de projetos : as práticas de uma empresa de software, Coimbra, 2015.
Abstract: Os projetos são uma realidade cada vez mais em voga nas organizações atuais, tornando-se imperativo que estas pratiquem uma gestão criteriosa ao longo de todas as fases de um projeto. A Critical Software, SA identificou na gestão de projetos a metodologia chave para apoiar o desenvolvimento dos seus projetos críticos de segurança, missão e negócio. No decorrer do meu estágio na Critical Software, SA, entre o mês de fevereiro e junho de 2015, fui tendo contacto direto com várias práticas de gestão em diferentes tipos de projetos. Motivado por esta aproximação, decidi optar por este tema para o relatório, o qual resulta do estágio curricular do Mestrado em Gestão da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Neste relatório começo por fazer uma apresentação da Critical Software, SA e depois sucede-se a revisão da literatura sobre a gestão de projetos. Sendo este um tema bastante abrangente, decidi focar-me nos conceitos e aspetos que considero fundamentais a esta área e com os quais me fui deparando ao longo do estágio. Seguidamente, abordo as práticas que esta considera basilares para realizar com sucesso a gestão dos projetos, tendo por referência o que a literatura nos diz. Após esta experiência no contexto prático, concluo que a gestão de projetos é uma atividade crucial e deve ser encarada com extrema minúcia, tendo o gestor de projeto e o departamento afeto à gestão de projetos um papel preponderante e de extrema responsabilidade, uma vez que a sustentabilidade financeira da empresa está intimamente ligada à gestão individual de cada projeto executado na organização.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Pedro Godinho e Benjamin Cardoso.
URI: https://hdl.handle.net/10316/29690
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório1_Miguel_Braz.pdf1.2 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.