Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/29684
Title: Os papéis da Organizações do Terceiro Setor na resposta aos problemas sociais
Authors: Vieira, Tracey 
Orientador: Ferreira, Sílvia Maria Dias Ferreira
Keywords: Organizações do Terceiro Setor; Papéis do terceiro setor; Problemas sociais; Construtivismo social; Governação interna; Tomada de decisão
Issue Date: 24-Sep-2015
Publisher: FEUC
Citation: Vieira, Tracey - Os papéis da Organizações do Terceiro Setor na resposta aos problemas sociais, Coimbra, 2015.
Abstract: Nesta investigação entende-se o Terceiro Setor como ocupando um espaço relacional nas misturas de bem-estar social. As Organizações do Terceiro Setor desempenham um papel fundamental na resposta aos problemas sociais. Para além do papel económico de prestação de serviços, esta investigação considera outros papéis que as organizações podem desempenhar quando se confrontam com os problemas sociais. Referimo-nos aos papéis de advocacia, construção da comunidade/ capital social e ao papel da inovação social. A partir de uma perspetiva construtivista pretendeu-se compreender de que modo são conhecidos e interpretados os problemas sociais por parte das organizações. Teve-se ainda como objetivo caracterizar a governação interna e os processos de tomada de decisão e demonstrar a pluralidade de atores, internos ou externos, que participam neste processo. Esta investigação de Estudo de Casos analisa quatro organizações com estatuto de Instituições Particulares de Solidariedade Social de modo a descrever os seus papéis na resposta aos problemas sociais e os seus processos de tomada de decisão. Para a recolha de dados foram realizadas a recolha documental e entrevistas semiestruturadas a dirigentes e técnicos das organizações. A principal conclusão identifica o Terceiro Setor enquanto setor multidimensional. Apesar das organizações estarem vocacionadas para uma área ligada ao problema principal, desenvolvem respostas noutras áreas a partir da sua construção social dos problemas e dos seus recursos. Um olhar multidimensional dos problemas sociais leva a que as organizações desempenhem vários papéis em simultâneo, para além do da prestação de serviços.
Description: Dissertação de mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação Sílvia Maria Dias Ferreira.
URI: https://hdl.handle.net/10316/29684
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s) 20

873
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 5

4,944
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.