Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/29669
Title: Ações de responsabilidade social empresarial com foco em educação : um estudo exploratório no Rio de Janeiro
Authors: Peixoto, Alice Gallez de Oliveira 
Orientador: Ferreira, Virgínia
Garcia, Joana
Keywords: Responsabilidade social empresarial (RSE); Educação; Marketing social; Responsabilidade socioambiental
Issue Date: 28-Jul-2015
Publisher: FEUC
Citation: Peixoto, Alice Gallez de Oliveira - Ações de responsabilidade social empresarial com foco em educação : um estudo exploratório no Rio de Janeiro, Coimbra, 2015.
Abstract: Na realidade contemporânea, em que a população exige o compromisso com o meio ambiente e a sociedade, a operação sustentável do negócio está se tornando cada vez mais relevante para as empresas. A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) é um conceito oriundo dos desastres naturais e as denúncias de desrespeito às condições de trabalho ocorridas nos últimos 40 anos. A RSE é um tema amplo, repleto de ações, visões e intenções, em que a educação desempenha um papel fundamental. Este trabalho entende a educação como iniciativas orientadas para a promoção de cidadania, o pensamento crítico e autonomia individual e da comunidade. O trabalho propõe-se distinguir as múltiplas práticas de RSE e fazer uma análise mais detalhada em ações relacionadas à educação. Para melhor compreender os fenômenos, procedeu-se à leitura sistemática da literatura contemporânea da RSE, seguida de uma análise estruturada de entrevistas de representantes chave de empresas de diversos segmentos. Para alcançar este objetivo, categorizamos o material coletado em três eixos principais relacionados com a educação na RSE: a presença e importância nas campanhas; variabilidade de ações; e abrangência. Ao utilizar esses três eixos como ponto de partida, foi possível apurar 10 elementos-chave que nortearam a análise das entrevistas. Com este trabalho, entendemos que, para a produção de impactos sociais e ambientais a longo prazo das organizações, é necessário a consolidação da RSE por mecanismos de certificação, como através de normas ISO, a fim de permitir uma ação integrada e em rede. Para o cenário brasileiro, acreditamos que a RSE se encontra em processo de consolidação e que deveria seguir um conjunto de ações planejadas, como no setor financeiro, para alcançar resultados consistentes.
Description: Dissertação de mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Virgínia Ferreira e Joana Garcia.
URI: https://hdl.handle.net/10316/29669
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s) 50

548
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

95
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.