Title: Media, usos e gratificações nas famílias numerosas católicas portuguesas
Authors: Oliveira, Adriana José Veloso de 
Keywords: Teoria dos usos e gratificações;Media;Família numerosa;Theory of uses and gratifications;Large family
Issue Date: 1-Dec-2015
Citation: OLIVEIRA, Adriana José Veloso de - Media, usos e gratificações nas famílias numerosas católicas portuguesas. Coimbra : [s.n.], 2015. Tese de doutoramento. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/29130
Abstract: Neste trabalho procura-se compreender o papel da televisão e da internet no contexto das famílias numerosas católicas portuguesas, ao mesmo tempo que se tenta aferir o papel da religião no uso que fazem dos media. Para isso, carateriza-se a quantidade dos dispositivos media, o espaço e o tempo de atenção que lhes são concedidos no contexto de cada lar. É também objetivo desta dissertação perceber quem são os intervenientes no processo de aquisição, as razões que estão subjacentes à localização onde é possível usar a televisão e a internet e o significado que é atribuído ao conceito de tempo. É ainda abordada a tipologia de uso e de gratificações que as famílias numerosas identificam ou não identificam no uso da televisão e da internet. Para responder ao objetivo enunciado, realizámos um trabalho que comporta sete capítulos - quatro expõem o enquadramento teórico e três o estudo empírico. No quadro teórico são expostos os pressupostos da Teoria dos Usos e Gratificações. Descreve-se a tipologia de uso dos media, destaca-se o uso instrumental e o ritualizado. Mostra-se que na base da tipologia de uso encontram-se motivações cognitivas, emocionais/afetivas ou a combinação das duas. Descreve-se ainda um conjunto de gratificações auferidas com o uso dos media, como, por exemplo, passar tempo, entretenimento, diversão, vigilância ou busca de informação, interatividade. De seguida explora-se o conceito de audiência, de forma geral, e da audiência ativa, em particular. O enquadramento teórico prossegue com a tentativa de discorrer como a televisão e a internet são tratadas no contexto familiar, concretamente no seio de famílias numerosas católicas portuguesas. Elabora-se uma abordagem ao conceito de família, designadamente de família nuclear e de seguida tenta-se definir o conceito de família numerosa católica e abordar o papel da religião no contexto dessas famílias face ao uso dos media. Para cumprir com o objetivo proposto, define-se um caminho metodológico misto, com recurso a instrumentos como questionário, entrevista, diário de campo e observação. A recolha de dados é feita junto de uma amostra nacional e uma outra regional/local, constituída a partir das caraterísticas da nacional. Numa leitura transversal, pode-se concluir que no contexto das famílias numerosas católicas portuguesas observou-se o uso dos media, principalmente o instrumental que se impõe ao ritualizado onde motivações cognitivas são mais expressivas e sobressaem os indicadores de vigilância e de busca de informação. Conclui-se, ainda que a televisão e internet são utilizadas mais como meio utilitário do que diversão. A Doutrina Católica detém um papel preponderante na forma como ambos os ecrãs são olhados e utilizados pelas famílias numerosas católicas, que expressam um comportamento de audiência ativa.
This work seeks to understand the role of television and the internet in the context of large Portuguese Catholic families, while at the same time attempting to evaluate the role of religion in their use of the media. To this end, the quantity of media devices, the space and the attention time that they are given in each home, is characterised. It is also the objective of this dissertation to understand who intervenes in this process of acquisition, the underlying reasons for the places where television and the internet can be used, and the meaning that is given to the concept of time. The typologies of use and gratification that the large families identify, or do not identify, in the use of television and the internet. To respond to the stated objective, we produced a work consisting of seven chapters – four setting out the theoretical framework, and three for the empirical study. In the theoretical framework, the assumptions of the Theory of Uses and Gratifications are explained. The typologies of use of the media are described, and their instrumental and ritualised use is highlighted. It is shown that underlying the typology of use, motivations are found that are emotional/affective, cognitive, or a combination of the two. Also described are a series of gratifications provided by the use of media, such as, pastimes, entertainment, fun, surveillance or information searches and interactivity. Following this, is an exploration of the concept of audience in a broad sense, and that of the active audience in particular. The theoretical framework continues with an outline of how television and the internet are dealt with in the family context, specifically within large Portuguese Catholic families. An approach is developed to the concept of family, specifically the nuclear family and, following this, an attempt is made to define the concept of the large Portuguese Catholic family, and the role of religion is considered in the context of these families given their use of media. To meet the proposed objective, a mixed methodological path was defined, using such instruments as the questionnaire, interview, field diary and observation. The gathering of data was done with one national sample and another regional/local one, compiled from the characteristic of the national one. From a transversal reading, it can be concluded that, in the context of large Portuguese Catholic families, the use of the media was seen primarily as the instrumental that is imposed on the ritualised where cognitive motivations are more expressive and outweigh the indicators of surveillance and information searches. It was also concluded that television and the internet are used more as a utilitarian means than as entertainment. Catholic Doctrine maintains a preponderant role in the way that both screens are seen and used by large Portuguese Catholic families, which express the behaviour of an active audience.
Description: Tese de doutoramento em Ciências da Comunicação, no ramo de Sociologia da Comunicação e dos Media, apresentada ao Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/29130
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de Comunicação - Teses de Doutoramento

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