Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/29117
Title: A importância dos sistemas de informação em saúde : estudo de caso na USF CelaSaúde
Authors: Sandi, Ale Antonio Auad 
Orientador: Raposo, Vítor
Tomé, Maria Teresa
Keywords: Unidade de Saúde Familiar; Sistemas de informação; Contratualização; Indicadores; Discrepâncias
Issue Date: 24-Jul-2015
Publisher: FEUC
Citation: Sandi, Ale Antonio Auad - A importância dos sistemas de informação em saúde : estudo de caso na USF CelaSaúde, Coimbra, 2015
Abstract: O presente relatório realizou-se no âmbito do estágio curricular do Mestrado de Gestão da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. O estágio curricular decorreu na Unidade de Saúde Familiar (USF) CelaSaúde por um período aproximado de cinco meses. O objetivo deste estudo foi analisar os distintos sistemas de informação utilizados na unidade de saúde, focando principalmente, o Sistema de Informação da ARS (SIARS) e o MedicineOne, os quais calculam mensalmente indicadores de desempenho pela sua importância na contratualização e na gestão da unidade. Em Portugal as unidades de saúde são avaliadas todos os meses recorrendo a uma serie de indicadores que são anualmente atualizados. Foi iniciada em 2007 pelo decreto de lei 298/2007 de 22 de agosto, e são controlados e avaliados pelo departamento de contratualização das Administrações Regionais da Saúde. A contratualização de serviços de saúde surgiu como um meio de melhorar a capacidade de resposta aos cidadãos e de aumentar a eficiência através da minimização dos custos associados à prestação de cuidados de saúde. Anualmente, as USF passam pelo processo de contratualização de metas de desempenho, acesso e eficiência que procuram garantir o equilíbrio entre exigência e exequibilidade, no sentido de conduzir a ganhos de saúde, bem como premiar o esforço e desempenho com atribuição de incentivos aos profissionais que as integram. Perante este processo de contratualização onde são definidos as metas anuais, foi necessário calcular os indicadores mensais para poder comparar com os objetivos propostos e fazer planos de melhoria se for necessário, no momento de fazer o cálculo tanto no SIARS como no MedicineOne obtiveram-se repetidamente resultados diferentes, pelo que foi necessário estudar estes sistemas de uma forma mais detalhada. Conclui-se que a organização dos Sistemas de Informação em Portugal, assim como a autonomia nos procedimentos das entidades que criaram estes sistemas, como as diferentes bases de dados, etc., são as possíveis causas destas discrepâncias, nas quais a Unidade de Saúde não tem nenhum grau de controlo, embora estas sejam as principais prejudicadas, ao não ter informação fidedigna.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Vítor Raposo e Maria Teresa Tomé.
URI: https://hdl.handle.net/10316/29117
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Show full item record

Page view(s) 5

2,133
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 1

29,684
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.