Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/28565
Title: Giovanni Muzio e Fernando Távora
Authors: Hilário, Maria Teresa 
Orientador: Martins, Carlos
Keywords: Muzio, Giovanni, 1893-1982, obra; Távora, Fernando, 1923-2005, obra; Ponte D. Luís I.; Avenida D. Afonso Henriques, Porto; Campo Alegre(Porto)
Issue Date: Dec-2014
Citation: Hilário, Maria Teresa Maia - Giovanni Muzio e Fernando Távora : projectos para a avenida da Ponte e para o Campo Alegre. Coimbra, 2014
Abstract: A cidade do Porto serve de base a esta dissertação, na qual vou estudar a indissociabilidade entre a forma urbana da cidade e as pontes sobre o Douro. Entre as várias pontes existentes cinge-se o campo de estudo à ponte D. Luís e à ponte da Arrábida. Caracteriza-se o processo de evolução e de expansão da cidade que seguiu diferentes padrões na relação entre os atravessamentos sobre o rio e o desenvolvimento de novas entradas e novas centralidades. As evoluções tecnológicas, as infra-estruturas, os novos padrões de localização de actividades são os principais factores que alimentaram a forma de crescimento e apontaram para uma nova forma de apropriação e organização do espaço. “Este processo de crescimento e transformação interfere na identidade da própria cidade tal como já aconteceu noutros períodos da história. Coloca-se então a questão da leitura da forma da cidade, de como ela se vai progressivamente revitalizando em função do todo e das suas partes, variando a caracterização da sua identidade”1. O impacto no tecido urbano reflecte fracturas diferentes, em escalas e tempos também distintos. Uma das rupturas acontece no tecido urbano histórico e consolidado com a ponte D. Luís; a outra ruptura é criada no tecido em expansão com a construção da ponte da Arrábida, onde a auto-estrada cria uma ruptura no território a urbanizar. Pretende-se, com esta escolha, abordar as propostas de intervenção de Giovanni Muzio e Fernando Távora na resolução da inserção destas duas pontes nas margens e no tecido urbano envolvente. Através do percurso individual e da produção arquitectónica destes dois arquitectos abordo as propostas apresentadas para a Avenida da Ponte e para a zona do Campo Alegre.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/28565
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Arquitectura - Teses de Mestrado

Show full item record

Page view(s) 20

679
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 20

1,338
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.