Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/28521
Title: Provisões e contingências : análise das divulgações das entidades do PSI 20
Authors: Marques, Carla Isabel Carreira 
Orientador: Rodrigues, Ana Maria Gomes
Keywords: Provisões; Contingências; Divulgação; Índice de divulgação; Análise de conteúdo
Issue Date: 13-Feb-2015
Publisher: FEUC
Citation: Marques, Carla Isabel Carreira - Provisões e contingências : análise das divulgações das entidades do PSI 20, Coimbra, 2015
Abstract: No âmbito do Mestrado em Contabilidade e Finanças da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, foi desenvolvido um estágio curricular na área de contabilidade, na sociedade My Business – Consultores Financeiros e Informáticos, Lda.. No contexto deste estágio entendemos a importância da informação financeira divulgada pelas entidades, enquanto matéria-prima para a tomada de decisões dos diferentes stakeholders que interagem com as diferentes entidades. Assim, e com a consciência de que, a informação financeira tem de ser útil a esse conjunto alargado de utentes, a necessidade de uma divulgação estruturada e rigorosa é fundamental para uma correta tomada de decisões. Neste sentido, o presente relatório tem como objetivo analisar o nível de conformidade das demonstrações financeiras consolidadas, de uma amostra de 13 entidades cotadas no índice bolsista PSI 20, nos períodos de 2005 e 2013, de acordo com os requisitos de divulgação da norma IAS 37 – Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes. Entendemos ainda que seria muito importante, no âmbito do nosso trabalho, verificar qual a evolução da divulgação destas temáticas ao longo do período considerado. Para o efeito, construiu-se um índice de divulgação para provisões, passivos contingentes e ativos contingentes. Esse índice foi construído com base na análise de conteúdo aos Relatórios e Contas anuais das entidades da amostra. Os resultados obtidos desta análise permitiram concluir que, o nível de conformidade dos Relatórios e Contas das entidades da amostra com os requisitos de divulgação da IAS 37, referente a provisões, situou-se aproximadamente nos 64,8% em 2005 e nos 80,9% em 2013, apresentando um aumento de divulgação estatisticamente significativo. Nos passivos contingentes o nível de conformidade foi de aproximadamente 83% em 2005 e 96% em 2013. A respeito da divulgação de ativos contingentes, estes apresentaram um nível de conformidade de 86% em 2005 e 100% em 2013. Concluiu-se que a divulgação de contingências, de 2005 para 2013, não se revelou estatisticamente significativo. Esta evolução positiva do nível de conformidade permitiu concluir, que num período de oito anos as entidades da amostra melhoraram a quantidade e a qualidade das suas divulgações, garantindo uma maior conformidade formal e material da informação financeira prestada aos diferentes utentes das DF, em função das exigências de divulgação impostas pela IAS 37.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Contabilidade e Finanças, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Ana Maria Gomes Rodrigues.
URI: https://hdl.handle.net/10316/28521
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Carla_Marques_Relatório_de_Estágio_MCF_2015.pdf782.88 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 10

1,000
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 20

1,406
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.