Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/28520
Title: Custos energéticos nas indústrias portugueses : o contributo dos Fundos Estruturais Europeus
Authors: Rodrigues, Simone Silva 
Orientador: Martins, Rita
Ribeiro, João
Keywords: Fundos Estruturais Europeus; Energia; Sustentabilidade energética; Dependência energética
Issue Date: 16-Feb-2015
Publisher: FEUC
Citation: Rodrigues, Simone Silva - Custos energéticos nas indústrias portugueses : o contributo dos Fundos Estruturais Europeus, Coimbra, 2015
Abstract: É indiscutível a importância da energia para o quotidiano das nossas sociedades. O tema energético tem ocupado um lugar de destaque nas relações internacionais nomeadamente no plano das relações entre Estados Membros. A entrada de Portugal na então Comunidade Económica Europeia constituiu um marco na história económica portuguesa, nomeadamente na quantidade de fluxos financeiros que o país recebeu. O presente Relatório de Estágio centra-se na questão energética e na relação que ela estabelece com os Fundos Estruturais Europeus. Para tal, foi feita uma revisão da literatura acerca do tema, um enquadramento contextual sobre o paradigma energético atual e a necessidade de mudança e, de seguida, a evolução dos fundos e a questão energética no contexto da União Europeia, assim como as metas para Portugal no âmbito da Estratégia Europa 2020. Procura também descrever o período de estágio de quatro meses na Índice ICT & Management, Lda. e para tal, efetua-se uma caraterização da entidade de acolhimento, uma apresentação dos objetivos e enquadramento do estágio e uma enumeração das tarefas desenvolvidas. Por fim, será apresentada uma análise de dados de um projeto para a implementação de Sistemas de Gestão Energética. Este projeto pretendeu, através da implementação de medidas de eficiência energética, a redução real de custos inerentes à fatura energética e levou ao aumento da preocupação com o meio ambiente, através do desenvolvimento de um programa estruturado de intervenção em dezasseis pequenas e médias empresas participantes.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Economia (Economia Industrial), apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Rita Martins e João Ribeiro.
URI: https://hdl.handle.net/10316/28520
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
RELATÓRIO_Estágio_SimoneRodrigues.pdf1.38 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

666
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

159
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.