Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/28519
Title: O impacto do nível de educação na felicidade : análise aplicada a Portugal
Authors: Martins, Daniel Filipe dos Santos 
Orientador: Pereira, Maria da Conceição
Keywords: Educação; Felicidade; Bem-estar subjetivo; Satisfação com a vida; Qualidade de vida,; European social survey
Issue Date: 20-Feb-2015
Publisher: FEUC
Citation: Martins, Daniel Filipe dos Santos - O impacto do nível de educação na felicidade : análise aplicada a Portugal, Coimbra, 2015
Abstract: O presente trabalho estuda a relação entre a educação e a satisfação com a vida dos indivíduos, para Portugal, utilizando dados do European Social Survey (edições de 2008, 2010 e 2012). O objetivo do estudo é analisar os mecanismos de transmissão da educação para o bem-estar. Com o intuito de testar a presença destes mecanismos, a metodologia utilizada é um modelo de escolha discreta, adicionando às variáveis de controlo (género, idade, estado civil e nível de educação) outras que permitam analisar a presença destes canais de transmissão. As variáveis adicionadas à regressão base serão proxys associadas ao nível de integração social, estatuto profissional, risco de desemprego, nível de rendimento do agregado familiar e saúde. A análise mostra que estas variáveis são canais de transmissão da educação para o bem-estar, pela interpretação da redução dos coeficientes das proxys da educação. Estimando um modelo para avaliar se existem efeitos diretos da educação no bem-estar, observa-se que os efeitos são exclusivamente indiretos.
Description: Trabalho de projeto do mestrado em Economia (Economia Financeira), apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Maria Conceição Pereira.
URI: https://hdl.handle.net/10316/28519
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Trabalho Projeto - Daniel Martins.pdf852.15 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 10

949
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

152
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.