Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/28515
Title: Encerramento das filiais de bancos não domésticos e oferta de crédito dos bancos nacionais : o caso português
Authors: Scobioala, Doina 
Orientador: Sol, Fátima
Keywords: Bancos domésticos e filiais de bancos não domésticos; Oferta de crédito
Issue Date: 12-Feb-2015
Publisher: FEUC
Citation: Scobioala, Doina - Encerramento das filiais de bancos não domésticos e oferta de crédito dos bancos nacionais : o caso português, Coimbra, 2015
Abstract: Dada a importância do crédito para qualquer economia, e tendo em conta o contexto actual, que se caracteriza pela redução cada vez mais notável das filiais de bancos não domésticos, e sendo Portugal um dos países em que se registou maior queda, é importante estudar o impacto dessa redução na oferta de crédito dos bancos nacionais. Assim sendo, utilizando dados em painel, é analisado o impacto da presença cada vez mais reduzida das filiais de bancos não domésticos sobre o volume de crédito concedido relativamente ao PIB e sobre os ativos totais dos bancos nacionais. A base de dados é composta por 18 bancos nacionais e 6 filiais de controlo estrangeiro. Os dados têm periodicidade trimestral, sendo o período de análise de 9 anos (2006-2014). Através do estimador de Efeitos Fixos concluímos que a presença das filiais dos bancos estrangeiros apresenta uma relação positiva com a oferta de crédito dos bancos nacionais em termos de PIB. Os resultados são consistentes com a literatura, uma vez que reforçam a evidência de que, geralmente, nos países desenvolvidos é que as filiais de bancos não domésticos têm uma relação positiva com a criação do crédito interno (ao contrário do que acontece nos países em desenvolvimento).
Description: Dissertação de mestrado em Economia (Economia Financeira), apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Fátima Sol.
URI: https://hdl.handle.net/10316/28515
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
TP_Doina_Scobioala_VF.pdf1.2 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

359
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

116
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.