Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/28514
Title: Mudança estrutural e crescimento económico nos Novos Estados Membros (NEM) : uma análise aplicada
Authors: Galego, Miguel Pratas de Almeida 
Orientador: Simões, Marta
Keywords: Mudança estrutural; Terciarização; Crescimento económico; Novos estados membros
Issue Date: 20-Feb-2015
Publisher: FEUC
Citation: Galego, Miguel Pratas de Almeida - Mudança estrutural e crescimento económico nos Novos Estados Membros (NEM) : uma análise aplicada, Coimbra, 2015
Abstract: Neste trabalho de projecto é abordada a mudança estrutural, em especial o impacto que o aumento do peso dos serviços no total do emprego tem sobre o crescimento económico dos Novos Estados Membros da União Europeia, no período 1990 a 2010. É analisado o crescimento da produtividade e a estrutura de produção dos Novos Estados Membros comparativamente à média da União Europeia a 15, onde se verifica a crescente importância do setor dos serviços no total do emprego e a diminuição tanto do setor primário como do setor secundário. Seguidamente, é realizada uma regressão de crescimento à Barro de dados em painel, de forma a averiguar o impacto dos setores de atividade económica no Produto Interno Bruto, no caso dos serviços, de forma agregada e desagregada e também da indústria transformadora. Os resultados mostram um impacto negativo do setor secundário e indústria transformadora no crescimento económico, muito devido ao tipo de indústrias existentes nestes países, pois estas são caracterizadas por um nível baixo de capital humano e de fraca produtividade. Quanto ao setor dos serviços, este apresenta um efeito positivo sobre o crescimento económico, contrariando desta forma a hipótese da Doença de Custo de Baumol, este efeito pode ser justificado pela grande evolução ocorrido no sistema financeiro destes países, pois era praticamente inexistente antes do período considerado.
Description: Trabalho de projeto do mestrado em Economia (Economia Financeira), apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Marta Simões.
URI: http://hdl.handle.net/10316/28514
Rights: openAccess
Appears in Collections:FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Trabalho de Projeto - Miguel Galego.pdf1.15 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

401
checked on Jul 7, 2020

Download(s) 50

191
checked on Jul 7, 2020

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.