Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/28514
Title: Mudança estrutural e crescimento económico nos Novos Estados Membros (NEM) : uma análise aplicada
Authors: Galego, Miguel Pratas de Almeida 
Orientador: Simões, Marta
Keywords: Mudança estrutural; Terciarização; Crescimento económico; Novos estados membros
Issue Date: 20-Feb-2015
Publisher: FEUC
Citation: Galego, Miguel Pratas de Almeida - Mudança estrutural e crescimento económico nos Novos Estados Membros (NEM) : uma análise aplicada, Coimbra, 2015
Abstract: Neste trabalho de projecto é abordada a mudança estrutural, em especial o impacto que o aumento do peso dos serviços no total do emprego tem sobre o crescimento económico dos Novos Estados Membros da União Europeia, no período 1990 a 2010. É analisado o crescimento da produtividade e a estrutura de produção dos Novos Estados Membros comparativamente à média da União Europeia a 15, onde se verifica a crescente importância do setor dos serviços no total do emprego e a diminuição tanto do setor primário como do setor secundário. Seguidamente, é realizada uma regressão de crescimento à Barro de dados em painel, de forma a averiguar o impacto dos setores de atividade económica no Produto Interno Bruto, no caso dos serviços, de forma agregada e desagregada e também da indústria transformadora. Os resultados mostram um impacto negativo do setor secundário e indústria transformadora no crescimento económico, muito devido ao tipo de indústrias existentes nestes países, pois estas são caracterizadas por um nível baixo de capital humano e de fraca produtividade. Quanto ao setor dos serviços, este apresenta um efeito positivo sobre o crescimento económico, contrariando desta forma a hipótese da Doença de Custo de Baumol, este efeito pode ser justificado pela grande evolução ocorrido no sistema financeiro destes países, pois era praticamente inexistente antes do período considerado.
Description: Trabalho de projeto do mestrado em Economia (Economia Financeira), apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Marta Simões.
URI: http://hdl.handle.net/10316/28514
Rights: openAccess
Appears in Collections:FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Trabalho de Projeto - Miguel Galego.pdf1.15 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.