Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/28512
Title: O desenvolvimento da Nazaré através do marketing territorial e do branding
Authors: Vieira, Inês Isabel das Neves 
Orientador: Coelho, Arnaldo Fernandes Matos
Keywords: Marketing territorial; Branding; Place branding; Nazaré; Surf
Issue Date: 20-Feb-2015
Publisher: FEUC
Citation: Vieira, Inês Isabel das Neves - O desenvolvimento da Nazaré através do marketing territorial e do branding, Coimbra, 2015
Abstract: O Marketing Territorial é considerado um instrumento estratégico, cuja principal finalidade é melhorar a competitividade e o desenvolvimento do território, através da sua promoção e comunicação. Este instrumento estratégico pretende desenvolver um território, garantindo-lhe uma nova imagem, mantendo características de valor e “apagando” velhos conceitos ou preconceitos que possam existir por parte tanto dos residentes como dos visitantes (Barros, Gama, 2010). A presente investigação focar-se-á no estudo de um caso em particular, o desenvolvimento da Nazaré através do Marketing Territorial e do Branding. A Nazaré, conhecida como uma das vilas piscatórias mas típicas de Portugal, é atualmente reconhecida pela prestação do surfista havaiano Garrett McNamara na Praia do Norte (uma das praias da Nazaré), tendo conquistado o título de Maior Onda Surfada do Ano, pelo Billabong XXL (Diário de Notícias, 2012). Esta vila é compreendida por sete praias, sendo que a Praia da Vila e a Praia do Norte são as mais conhecidas e divulgadas pelo Município, pelo Turismo do Centro de Portugal, onde atualmente está integrada a Nazaré e pelo Turismo de Portugal (Turismo de Portugal, Revista Nazaré, 2014). Tendo em conta os objetivos da investigação, esta passará por entender quais as principais características definidoras e qual o potencial do território em questão, determinando assim como o desenvolvimento da indústria do surf na Nazaré poderá contribuir para o crescimento sustentável do território. Pretende-se que sejam aprofundados os conhecimentos já existentes sobre a Vila e a sua ligação à cultura do surf, recriando a marca Nazaré, bem como explorar o potencial da Vila, tornando-a num local mais atrativo tanto para os turistas como para os residentes. É extremamente importante captar a capacidade que a Vila tem de se expandir e entender as qualidades que a mesma já tem e os seus recursos naturais.
Description: Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes Matos Coelho.
URI: https://hdl.handle.net/10316/28512
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação Marketing IV.pdf2.95 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 10

1,210
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 10

2,492
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.