Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/28507
Title: Impacto das normas de orientação clínica na uniformização da terapêutica de infeções do aparelho urinário : antióticos uso ou abuso?
Authors: Fernandes, Ana Filipa Gameiro 
Orientador: Gonçalves, Maria Suzete
Ferreira, Pedro Lopes
Keywords: Infeções do trato urinário; Normas de Orientação Clínica (NOC); Antibióticos; Agrupamentos de centros de saúde (ACES); Unidades de saúde familiar (USF)
Issue Date: 19-Feb-2015
Publisher: FEUC
Citation: Fernandes, Ana Filipa Gameiro - Impacto das normas de orientação clínica na uniformização da terapêutica de infeções do aparelho urinário : antióticos uso ou abuso?, Coimbra, 2015
Abstract: As infeções do trato urinário estão entre as patologias infeciosas mais comuns na prática clínica, com elevados custos para a sociedade. Na grande maioria dos casos a infeção é causada pela bactéria Escherichia coli. Os antibióticos são a arma terapêutica utilizada, constituindo um grupo farmacológico importante não só pelos seus benefícios terapêuticos e clínicos, como também pela sua repercussão social e económica. Contudo, a prescrição de um antimicrobiano pode ser um dos mais complexos atos da terapêutica medicamentosa. A utilização de antibióticos deve cumprir objetivos específicos (tratamento ou profilaxia), mas deve salvaguardar o menor impacto na seleção ou indução de resistências (capacidade de um microrganismo resistir à ação de um agente antimicrobiano). Portugal apresenta um dos maiores índices de utilização de antibióticos quando comparado com os países da União Europeia. A resistência aos antibióticos traz-nos um perigo acrescido, uma vez que está relacionada com o aumento dos custos dos cuidados de saúde, constituindo um encargo para a sociedade. As orientações clínicas constituem um conjunto de diretrizes bem sistematizadas, elaboradas com o objetivo de ajudar os médicos na tomada de decisões dos cuidados de saúde adequados, adaptados à situação clínica e ajustadas às opções de diagnóstico e tratamento que se consideram mais adequadas. O objetivo deste trabalho é avaliar o consumo de antimicrobianos nos cuidados de saúde primários da Região de Saúde do Centro e o impacto da Norma de Orientação Clínica (NOC), sobre a terapêutica de infeções no aparelho urinário (norma n.º 15/2011, publicada pela Direção-Geral da Saúde), na uniformização das prescrições. Pretende-se também comparar a variação de consumo de antimicrobianos, nas Unidades de Saúde Familiares (USF) versus Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES). Da investigação, conclui-se que a publicação da NOC alterou o padrão de prescrição médica, evidenciando-se custo-efetiva para o utente e para o Serviço Nacional de Saúde (SNS). Denota-se uma preocupação crescente na redução do consumo de quinolonas e um aumento de prescrição de fosfomicina e nitrofurantoína, indo ao encontro com o preconizado. Quando analisados os dados dos ACES e USF, evidencia-se um melhor cumprimento da NOC e uma melhor gestão de recursos por parte das USF. Realça-se a importância da implementação de normas de orientação clínica, baseadas em guidelines nacionais e internacionais, que vi forneçam pontos-chave e recomendações sobre os cuidados de saúde apropriados, reduzindo a variação, e mantendo ou melhorando a qualidade da assistência médica.
Description: Dissertação de mestrado em Gestão e Economia da Saúde, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Pedro Lopes Ferreira e Maria Suzete Gonçalves.
URI: https://hdl.handle.net/10316/28507
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese_aff.pdf1.92 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.