Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/28503
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSá, Patrícia Moura e-
dc.contributor.advisorTomé, Maria Teresa-
dc.contributor.authorMarques, Marisa Manuela Coelho-
dc.date.accessioned2015-03-19T15:17:42Z-
dc.date.available2015-03-19T15:17:42Z-
dc.date.issued2015-03-04-
dc.identifier.citationMarques, Marisa Manuela Coelho - Melhoria contínua na redução dos tempos de espera na USF CelaSaúde, Coimbra, 2015por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/28503-
dc.descriptionRelatório de estágio do mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Patrícia Moura e Sá e Maria Teresa Tomé.por
dc.description.abstractO presente relatório realizou-se no âmbito do estágio curricular do Mestrado de Gestão da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. O estágio curricular ocorreu na Unidade de Saúde Familiar (USF) CelaSaúde, na área da Qualidade com uma duração aproximada de cinco meses. O objetivo deste estudo foi analisar a possibilidade de redução dos tempos de espera, na unidade, de modo a melhorar a qualidade dos serviços prestados e consequentemente a satisfação dos seus utentes. Tendo em conta que a USF em estudo pretende candidatar-se à Acreditação, existem vários parâmetros que têm de ser avaliados e monitorizados de modo a corresponder às características necessárias. A escolha do tema remete precisamente a esta necessidade, sendo objeto de estudo os tempos de espera, um dos parâmetros mais problemático na unidade. Com este propósito foi aplicado o ciclo PDCA e ferramentas básicas da qualidade. Para a execução do ciclo PDCA foi imprescindível analisar e avaliar as medidas que a USF tem vindo a implementar para melhoria do parâmetro em estudo. Posteriormente a implementação do ciclo PDCA é demonstrado duas ferramentas da qualidade que permitiram perceber melhor quais são os constrangimentos que aumentam os tempos de espera e podem ser uma ajuda num futuro ciclo PDCA. Conclui-se que as ações corretivas implementadas estão a produzir resultados, contudo ainda existem alguns problemas que podem ser minorados. Desta forma, também são deixadas algumas recomendações de melhoria.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFEUCpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectTempo de esperapor
dc.subjectCiclo PDCApor
dc.subjectFerramentas básicas da qualidadepor
dc.subjectAções corretivaspor
dc.subjectMelhoria contínuapor
dc.titleMelhoria contínua na redução dos tempos de espera na USF CelaSaúdepor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201480247-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.researchunitResearch Center in Political Science-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-6125-5651-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação Marisa Marques.pdf3.69 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.