Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/28399
Title: Formação a distância: potencialidades e desafios
Authors: Almeida, Luísa Isabel Figueiredo de 
Orientador: Pessoa, Maria Teresa Ribeiro
Keywords: E-learning; Formação à distância
Issue Date: 2014
Serial title, monograph or event: Formação a distância: potencialidades e desafios
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: A formação a distância com recurso ao eLearning surge como modalidade alternativa à formação presencial num contexto profissional que exige o cumprimento de níveis de serviço quantitativos e qualitativos exigentes. Este trabalho de investigação teve como objetivo avaliar os cursos de formação presencial e a distância, utilizando a plataforma de eLearning da Empresa, ao nível do sucesso das aprendizagens, da transferência das aprendizagens para o posto de trabalho e da satisfação dos formandos, através de uma investigação-ação realizada no contexto de uma empresa de telecomunicações. A implementação do projeto desenvolveu-se em 4 fases: a fase de diagnóstico, fase de design institucional, fase de implementação e fase de avaliação, esta efetuada com base no modelo de avaliação de Kirkpatrick, incidindo nos níveis 1, 2 e 3. Foram usados diversos instrumentos de recolha de dados tais como questionários, entrevistas focus-group, análise de conteúdo e grelhas de observação de comportamentos. Os resultados obtidos, mediantes diversas técnicas de tratamento de dados, revelaram que os formandos que frequentaram o curso a distância transferem os conhecimentos para o posto de trabalho com uma taxa de sucesso superior quando comparados com os resultados do curso presencial. Já à saída da formação os dados revelaram que os resultados dos formandos do curso presencial são superiores. O estudo permitiu identificar que os formandos preferem frequentar cursos de formação em formato presencial por diversos motivos. As suas respostas contribuíram para identificar aspetos para o aperfeiçoamento de ações de formação a distância futuras como, por exemplo, apresentar a plataforma eForm com o detalhe de todas as suas potencialidades.
The distance learning using the eLearning is an alternative to classroom training modality in a professional context that requires compliance with service levels quantitative and qualitative demanding. This research aimed to evaluate the courses of classroom training and distance using the eLearning platform of the Company, the success of learning, transfer of learning to the workplace and the satisfaction level of the learners, through a action research conducted in the context of a telecommunications company. The implementation of the project developed in 4 phases: the diagnostic phase of institutional design, implementation phase and the evaluation phase, this made based on the Kirkpatrick evaluation model, focusing on levels 1, 2 and 3. Various data collection instruments such as questionnaires, focus group interviews, content analysis and observation grids behaviors were used. The results, mediants various techniques of processing data revealed that students who attended the course distance transfer knowledge for the job with a higher success rate than when compared with the results of the classroom course. Already out of the training data revealed that the results of the classroom course graduates are superior. The study revealed that students prefer to attend training courses in classroom format for several reasons. Their responses helped identify aspects for improvement of future training activities away as, for example, display the eForm platform with details of all their potential.
Description: Dissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/28399
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
TESE - Luísa Almeida.pdf2.95 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 10

868
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

1,326
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.