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https://hdl.handle.net/10316/28395
Title: | Estudo da eficácia de um programa psicoeducativo de incrementação de esperança | Authors: | Casas, Maria Constança Moura e | Orientador: | Ferreira, Joaquim Armando Gomes Alves | Keywords: | Esperança; Intervenção psicoeducativa | Issue Date: | 2014 | Serial title, monograph or event: | Estudo da eficácia de um programa psicoeducativo de incrementação de esperança | Place of publication or event: | Coimbra | Abstract: | O atual estudo descreve a efectividade de um
Programa de incrementação de Esperança, baseado no Modelo teórico
da Esperança (Snyder, 2000), através de uma metodologia
longitudinal. Esta intervenção foi pensada no sentido de aumentar os
níveis de esperança e por consequência aumentar a perceção de
qualidade de vida, e promover a diminuição dos níveis de perceção de
vulnerabilidade ao stress. Este estudo inclui uma amostra de 11
participantes e um grupo de controlo com o mesmo número de
sujeitos, provenientes de uma comunidade de profissionais
hospitalares. Ambos os grupos preencheram um protocolo de
avaliação composto por um questionário sócio demográfico, a versão
portuguêsa da Escala da Esperança, WHOQOL-Bref, 23 QVS, e BSI.
O grupo de intervenção apresentou um aumento dos níveis de
esperança, e da qualidade de vida, assim como uma diminuição da
perceção de vulnerabilidade ao stress, do pré-teste para o pós-teste,
sugerindo a existência de mudança durante o tempo de intervenção.
Os resultados sugerem que uma intervenção breve da esperança pode
resultar numa vantagem para as vivências dos participantes, embora
não se tenha prolongado no tempo, o que pressupõe a necessidade de
realização de outros estudos. The current study describes the effectiveness of a program to incrementing Hope, based on the theoretical model of hope (Snyder, 2000), through a longitudinal methodology. This intervention was designed to increase levels of hope and thus increase the perception of quality of life, and promoting the reduction of levels of perception, and of vulnerability to stress. This study includes a sample of 11 participants and a control group with the same number of subjects from a community hospital professionals. Both groups completed an assessment protocol consists of a demographic questionnaire, the portuguese version of the Hope Scale, WHOQOLBref, 23 QVS, and BSI. The intervention group showed increased levels of hope, and quality of life, as well as a decrease in the perception of vulnerability to stress, from pre-test to post-test, suggesting the existence of change during the intervention period. The results suggest that a brief intervention of hope may result in a benefit to the experiences of the participants, although it was not extended in time, which imply the need for further studies. |
Description: | Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/28395 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
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