Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/28367
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dc.contributor.advisorPaixão, Maria Paula Barbas de Albuquerque-
dc.contributor.authorSilva, Magda Raquel Lopes da-
dc.date.accessioned2015-02-26T14:36:02Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/28367-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia (Psicologia do Desenvolvimento) apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractA adolescência é um período do ciclo de vida no qual os indivíduos são confrontados com as tarefas desenvolvimentais de estabelecerem um conceito de identidade vocacional e fazerem planos para o futuro. O presente estudo teve como objectivo analisar a relação entre a construção da identidade vocacional no período da adolescência tardia, a perspectiva temporal e a satisfação com a vida. Através da aplicação da escala “PIP-GIDS - Padrão Individual de realização de Projectos” (adaptação portuguesa da “Groningen Identity Development Scale” de H. Bosma), do “Inventário de Perspectiva Temporal de Zimbardo-Revisto” (adaptação portuguesa do “Zimbardo Time Perspectiva”) e da Escala de Satisfação com a Vida (adaptação portuguesa da “Satisfaction with Life Scale”), realizou-se um estudo exploratório de natureza correlacional com 250 adolescentes, alunos do 10º, 11º e 12º do ensino secundário. A influência dos factores socio-demográficos nas variáveis psicológicas em análise foi tida em consideração. Os resultados encontrados apontam para a existência de relações positivas entre a perspectiva temporal de futuro, de passado positivo e de presente hedonista com a exploração vocacional; e para a existência de relações positivas entre a perspectiva temporal de futuro e o compromisso vocacional. Indicam ainda que a perspectiva temporal assume um maior valor preditivo na variância da satisfação com a vida, quando comparada com as variáveis identitárias. Isoladamente são as dimensões temporais de passado negativo, passado positivo e o compromisso que apresentam um maior impacto na variância da satisfação com a vida.por
dc.description.abstractAdolescence is conceived as a period in life in which individuals are confronted with important developmental tasks, such as defining a vocational identity, making plans and preparing for the future. The purpose of the present study was to examine adolescent’s identity formation in the period of late adolescence, analyzing its associations with time perspective and life satisfaction. Using the Portuguese adaptation of Bosma’s Groningen Identity Developmen Scale (PIP-GIDS), the Portuguese adaptation of the revised Zimbardo Time Perspective Inventory (ZTPI-R) and SWLS (the Portuguese adaptation of Satisfaction With Life Scale), we carried out a cross-sectional study with a convenient sample of 250 Portuguese adolescents, high school students in grades ten through twelve. The influence of social and demographic factors in the psychological variables analyzed were taken into account. The results obtained suggested a positive relationship between future time perspective, past positive, present hedonistic and vocational exploration. Also, a positive relation between future time perspective and vocational commitment. Furthermore, the result showed that time perspective assumes a higher predictive value of life satisfaction variance, when compared with vocational variables. Particularly, past positive, past negative and commitment assumes a major impact in the explanation of the life satisfaction variance.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectIdentidade vocacionalpor
dc.subjectSatisfação com a vidapor
dc.titleIdentidade vocacional, perspectiva temporal e satisfação com a vida na adolescênciapor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleIdentidade vocacional, perspectiva temporal e satisfação com a vida na adolescênciapor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201443236-
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCINEICC – Center for Research in Neuropsychology and Cognitive and Behavioural Intervention-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-3373-8461-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
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