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https://hdl.handle.net/10316/28126
Title: | O professor na sociedade da imagem | Authors: | Pereira, Maria da Graça Carvalho | Orientador: | Matos, Armanda Pinto Mota | Keywords: | Tecnologias da informação e comunicação | Issue Date: | 2014 | metadata.degois.publication.title: | O professor na sociedade da imagem | metadata.degois.publication.location: | Coimbra | Abstract: | As tecnologias da informação e comunicação (TIC) são parte integrante do nosso
dia-a-dia, estando presentes nos vários setores de atividade, e contribuem para o
desenvolvimento social, económico, cultural e para a divulgação da informação e do
conhecimento.
Na área da educação, as TIC têm vindo a assumir um papel de crescente
relevância, assistindo-se nos últimos anos, no contexto português, a um grande
investimento ao nível do apetrechamento tecnológico das escolas. Contudo, o acesso à
tecnologia não determina, por si só, a criação de dinâmicas pedagógicas eficazes e de
oportunidades de aprendizagem exigidas pela sociedade da informação. As conceções
dos professores parecem ser determinantes para uma integração efetiva das TIC na
escola, já que são eles os atores privilegiados que podem promover a mudança em
termos pedagógicos, criando novas metodologias e estratégias adequadas aos “novos
alunos” e às necessidades da sociedade.
Com a intenção de contribuir para aprofundar o conhecimento da realidade atual,
no que respeita à utilização das TIC em contexto escolar, formulámos como objetivo
primordial da presente investigação compreender como são utilizadas as TIC
(enquanto recursos e objeto de estudo) pelos professores do primeiro ciclo do ensino
básico, e conhecer as suas perceções sobre as vantagens/desvantagens desta
integração no processo educativo.
O estudo levado a cabo é de natureza não experimental, quantitativa e descritiva,
tendo sido construído um questionário para proceder à recolha de dados junto dos
professores do primeiro ciclo do ensino básico dos três agrupamentos de escolas do
concelho de Torres Novas.
As perceções dos docentes acerca da integração das TIC no processo de ensinoaprendizagem
e nas suas dinâmicas profissionais permitiram-nos identificar
potencialidades e constrangimentos decorrentes desta integração.
A análise dos dados indicou que as TIC constituem uma componente a valorizar e
são assumidas pelos professores como geradoras de novas dinâmicas pedagógicas. A
diversidade de ferramentas permite utilizações diferenciadas de acordo com o seu
potencial, embora se evidenciem lacunas relativamente à utilização de alguns destes
recursos. Neste âmbito, conclui-se ainda que a formação inicial e contínua não garante,
por si só, a capacitação dos docentes que participaram no estudo, adquirindo estes os
seus conhecimentos sobre as TIC também como autodidatas ou através do apoio dos
amigos. O estudo evidencia, ainda, como principais constrangimentos a uma efetiva
integração das TIC na escola, a falta de recursos e a pouca formação disponibilizada. Information and Communication Technologies (ICT) are integral parts of our day-to-day lives, being present in various work sectors, and contributing to social, economic and cultural development as well as to the dissemination of information and knowledge. In the area of Education, ICT have come to play an increasingly important role, as demonstrated, in recent years in Portugal, by large investments in the amount of technological equipment in schools. However, access to technology alone does not result in the creation of effective pedagogical dynamics and learning opportunities required by our information society. Teachers’ conceptions seem to be crucial for the effective integration of ICT in schools, as they play key roles in promoting change in pedagogical terms, creating new methodologies and strategies adapted to the “new students” and the needs of society. Intending to contribute to the understanding of the current reality regarding the use of ICT in the school environment, we propose as the primary goal of this study to understand how ICT are used (as a resource and an object of study) by primary school teachers and discover their perceptions of the advantages/disadvantages of this integration in the education process. The current study is of a non-experimental, quantitative and descriptive nature. A questionnaire was elaborated to use in the collection of data from the primary school teachers of the three groups of schools of Torres Novas. The perceptions of teachers about the integration of ICT in the teaching-learning process and in their professional dynamics allowed us to identify potentialities and constraints resulting from that integration. Data analysis indicated that ICT represent a component which should be valued and are adopted by teachers as sources of new pedagogical dynamics. The diversity of tools allows different types of use in accordance with their potential, although gaps are apparent in the use of some of these resources. In this context, we also conclude that the initial and in-service training alone does not ensure skills acquisition by the teachers who participated in this study. They also acquired their knowledge through self-study and the support of friends. The study also highlights that the lack of resources and the insufficient availability of training are the main constraints to an effective integration of ICT in schools. |
Description: | Dissertação de mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/28126 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
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