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https://hdl.handle.net/10316/28125
Title: | Aprender matemática com o Kodu: um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade | Authors: | Costa, Maria de Lurdes de Freitas Rodrigues | Orientador: | Pessoa, Maria Teresa Ribeiro | Keywords: | Software de computador; Matemática, aprendizagem | Issue Date: | 2014 | Serial title, monograph or event: | Aprender matemática com o Kodu: um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade | Place of publication or event: | Coimbra | Abstract: | A abordagem pedagógica construcionista de Papert sugere “faça você mesmo um jogo”. Hoje em dia existe um conjunto de softwares de programação, no qual se insere o software Kodu, que permitem qualquer jovem construir o seu próprio jogo. Existirá então alguma razão pela qual no ensino, particularmente no ensino da Matemática, não se possa conciliar o currículo com a construção de jogos pelos alunos? Que efeitos poderão produzir a sua utilização no rendimento escolar dos jovens utilizadores?
O estudo que se apresenta procurou articular o software Kodu com o tema Probabilidade do currículo de Matemática e foi aplicado a alunos do 9.º ano da Escola Secundária com 3.º CEB de Oliveira do Hospital com dificuldades a Matemática. A nossa pesquisa com a utilização do software Kodu associado à resolução de problemas, assumindo o professor, o papel de tutor, sugere, entre outras, repercussões positivas no aproveitamento escolar e no comportamento social e atitudinal dos mesmos alunos, perante a disciplina de Matemática. Papert’s constructivist pedagogical approach suggests the idea of “do it yourself a game”. There is presently a number of programming software prepared to receive the Kodu software, which allows any young person to build his/her own game. Is there any reason why we should not conciliate Mathematics teaching, in particular, and its curriculum, with the project of game building by the students? What effects could it produce on school performance of young users? The present study aims at relating the Kodu software with the topic of “Probability” in the Maths curriculum and it was applied to students with poor results from the 9th grade in the Secondary School of Oliveira do Hospital. Our research about the use of Kodu software associated to problem solving, having the teacher with the role of tutor, suggests, among others positive outcomes in both school results and social behavior. Besides, it seems to improve students’ attitude toward mathematics as a subject. |
Description: | Dissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/28125 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
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