Title: Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica Professor Alberto Nery Capucho - Marinha Grande, junto da turma do 7º E no ano letivo de 2013-2014
Authors: Marques, Cláudio João Consolado 
Keywords: Ensino da educação física;Formação de professores;Prática pedagógica
Issue Date: 2014
Citation: Marques, C. (2014). Relatório de Estágio Pedagógico. Relatório, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
Abstract: O presente Relatório de Estágio está contemplado na Unidade Curricular Estágio Pedagógico, referente ao Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Este documento é uma descrição/análise do ano letivo 2013/2014, na Escola Básica Professor Alberto Nery Capucho – Marinha Grande, junto da turma do 7ºE, com base em reflexões sistemáticas das experiências vivenciadas durante todo o processo de ensino-aprendizagem desenvolvido. O Relatório de Estágio é constituído por uma introdução, três capítulos e a conclusão de todo o relatório. O primeiro capítulo é referente à contextualização da prática desenvolvida através das expetativas iniciais, da caraterização do meio e da relação educativa, facilitando a concretização do planeamento de todo o processo. A análise reflexiva sobre a prática pedagógica associada ao capítulo dois, tem um caráter reflexivo e descritivo da intervenção pedagógica realizada durante o ensino-aprendizagem, relatando dificuldades, estratégias de resolução e reflexões. O último capítulo, o terceiro, é relativo ao aprofundamento do tema problema, “Preferência dos alunos na disciplina de Educação Física relativamente à demonstração de habilidades motoras”, tema este que achei pertinente estudar em função das diversas incógnitas que me surgiram durante a técnica de intervenção pedagógica de demonstração. Foi realizada a recolha de dados através de um questionário, constituído por seis itens, com o objetivo de analisar as preferências dos alunos do 3ºciclo do ensino básico, na demonstração em aulas de Educação Física. Os resultados obtidos relativamente às variáveis do estudo não apresentam diferenças significativas na sua maioria, excetuando o 8º ano no estatuto do modelo (relativamente às apetências de quem demonstra, ex. – atleta de alta competição, professor, aluno mais ou menos proficiente) e o 7º ano no nível de desempenho do modelo (maior ou menor capacidade de proficiência). This is a Teacher Training Report integrated in the Pedagogical Training Course Unity, referring to the Master in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education, in the Faculty of Sport Sciences and Physical Education, University of Coimbra. This document has a descriptive analysis of the school year 2013/2014, in the Basic School Professor Alberto Nery Capucho – Marinha Grande, with the class of 7º E, based on systematic reflections from experiences throughout the process of teaching and learning developed. The Practicum Report consists of an introduction, three chapters and the conclusion of the whole report. In the first chapter is presented the practicum context, starting from my initial expectations, followed by the characterization of the environment and the educational relationship, facilitating the implementation of the planning of the whole process. Reflective analysis on pedagogical practice is associated with chapter two, has a reflective and descriptive character of pedagogical intervention carried out during the teaching-learning difficulties, resolution strategies and reflections. In the last chapter, the third, I present a research theme developed among practicum about “Physical Education students regarding the demonstration of motor skills”, a topic which I consider relevant to study in the light of several difficulties that have emerged during demonstration in pedagogical intervention. Data collection was conducted through a questionnaire consisting of six items with the objective of analyzing the preferences of students of the 3rd cycle of basic education, in the statement in physical education classes. The results obtained in relation to variables of the study did not have significant differences in their majority, except for the 8th grade in the model regulations (regarding to the competence of who demonstrates it, for ex. high competition athlete, professor, a more or less proficient student) and the 7th grade in the performance level of the model (a higher or smaller proficient capacities).
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/28077
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rel_Estg2014_Cláudio_Marques.pdf1.55 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.