Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/28028
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNobre, Paulo-
dc.contributor.authorPereira, Daniel Martins Guimarães-
dc.date.accessioned2015-01-13T11:47:09Z-
dc.date.available2015-01-13T11:47:09Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationPEREIRA, D. (2014). Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Professor Alberto Nery Capucho, junto da turma do 9º F, no ano lectivo de 2013/2014 - Os Comportamentos de Indisciplina dos Alunos em Aulas de Educação Física e Reações dos Professores. Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/28028-
dc.descriptionRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractEste relatório final do estágio foi efetuado com base no Projeto de Formação Individual e de acordo com todo o trabalho desenvolvido durante o ano lectivo. No segundo capítulo, irei refletir acerca de todo o trabalho desenvolvido ao longo do estágio pedagógico. O planeamento e o ensino constituem uma atividade cognitiva complexa na qual o professor tem de aplicar conhecimentos de vários domínios (Wilson, Shulman & Richert, 1988). Debrucei-me sobre o desenvolvimento operacionalizado com a realização do estágio, abordando com particular atenção as diferentes tomadas de decisão ao longo do processo e as suas implicações no reforço do exercício consciente da relação pedagógica profissional. O relatório de estágio está dividido em três capítulos, em que o primeiro capítulo diz respeito à contextualização da prática, refletindo acerca das motivações e expetativas e na caraterização do meio. No capítulo II, realizou-se uma análise reflexiva sobre a prática pedagógica, em que realizei uma análise do planeamento, dividindo a reflexão em três áreas: concepção/planeamento, realização e avaliação do ensino. No capítulo III, faz-se o desenvolvimento do tema problema comportamentos de indisciplina dos alunos e reações dos professores, de forma a conhecer e estar melhor preparado sobre o tema. A dimensão disciplina é uma das principais preocupações de quem pretende enveredar pelo ensino (Amado, 1991 e Oliveira, 2001). A capacidade de manter uma turma disciplinada é, usualmente, o factor pelo qual “se ajuíza a competência de um professor dentro da escola” (Siedentop, 1998, p. 132) pela comunidade escolar, e fora desta pela sociedade. Foi ainda verificado que existem diferenças estatisticamente significativas entre os comportamentos de indisciplina dos alunos e as fases da aula. This final practicum report was made based on the Draft Individual Training and according to all the work done during the academic year . In the second chapter, I will reflect on all the work done throughout the practicum. Planning and education are a complex cognitive activity in which the teacher must apply knowledge from multiple domains ( Wilson , Shulman & Richert , 1988) . I worked on the development carried out with the completion of the practicum, approaching very closely the different decision-making throughout the process and its implications in strengthening the conscious exercise of professional pedagogical relationship. The practicum report is divided into three chapters, in which the first chapter concerns the contextualization of practice, reflecting on the motivations and expectations and characterization of the medium. In Chapter II, there is a reflexive analysis of teaching practice, where I conducted an analysis of the planning, dividing the reflection in three areas: curriculum planning, implementation and evaluation of teaching. In Chapter III, is presented the development of the theme about disruptive behaviors of the students and the teachers' reactions, to know and be better prepared on the subject. The indiscipline is a major concern for anyone wishing to enter on the education field (Oliveira 2001, p.101; Amado, p.1). The ability to maintain a disciplined class is usually the factor by which “you judge the competence of a teacher within the school” (Siedentop, 1998, p. 132). It was verified that there are statistically significant differences between the disruptive behaviors of students and the phases of the lesson.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da educação físicapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.titleRelatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica professor Alberto Nery Capucho junto da turma do 9º F no ano letivo de 2013-2014 : os comportamentos de indisciplina de alunos em aulas de educação física e as reações dos professorespor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201341336-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCIDAF - Research Unit for Sport and Physical Activity-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-8490-1794-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_estg1314_Daniel_Pereira_2012100771.pdf1.54 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

272
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

507
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.