Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/28027
Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica integrada com J. I. Prof. Dr. Ferrer Correia da turma 9º H do ano letivo 2013-2014
Authors: Sousa, Luís Carlos Magalhães Mendes de 
Orientador: Fachada, Miguel
Keywords: Ensino da educação física; Formação de professores; Prática pedagógica
Issue Date: 2014
Citation: Sousa, L. (2014). Relatório de Estágio Pedagógico. Relatório Estágio desenvolvido na Escola Básica Integrada com J. I. Prof. Dr. Ferrer Correia. Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
Abstract: O presente Relatório Final de Estágio insere-se no âmbito da unidade curricular Relatório de Estágio, do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O Estágio Pedagógico, ao qual se refere este relatório, foi realizado ao longo do ano letivo 2013/2014, na Escola Básica Integrada com J. I. Prof. Dr. Ferrer Correia em Semide, Miranda do Corvo, com o acompanhamento da turma do 9ºH. As atividades desenvolvidas ao longo do mesmo, tiveram como objetivo a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos no decorrer do processo de formação académica, nomeadamente na Licenciatura e no primeiro ano de Mestrado, com vista ao desenvolvimento de competências e rotinas relativas à prática pedagógica na área de Educação Física, sendo esta a primeira etapa de formação do professor. Assim, no desenrolar do relatório serão apresentados todo um conjunto de tarefas realizadas e uma reflexão sobre a experiência do estágio e as aprendizagens efectuadas. A elaboração deste relatório teve como ponto de partida uma autocrítica referente à evolução, pessoal e profissional, decorrente desta experiência. Também aprofundarei o tema “Estudo de um caso de um aluno com necessidades educativas especiais”. Para desenvolver com competência a atividade profissional de Professor de Educação Física coloquei como premissas fomentar um ensino de alta qualidade e adequar, o melhor possível, todo o processo de ensino-aprendizagem às capacidades e perfil de cada um dos alunos. Este estágio e, em especial, o relatório final refletem a necessidade de uma constante reflexão acerca dos procedimentos empregues manifestados em experiências extremamente enriquecedoras no que concerne à aquisição e desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, inerentes ao desempenho eficaz das funções docentes. Palavras-chave: Estágio Pedagógico. Educação Física. Reflexão. Ensino-Aprendizagem. Necessidades Educativas Especiais. VI ABSTRACT This practicum final report falls within the scope of the Course “Training Report”, which is part of the Master’s degree in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education, of the Faculty of Sport Sciences and Physical Education of the University of Coimbra. The teacher training, which this report refers to, was conducted throughout the school year 2013/2014, at the school EB1/J. I. Prof. Dr. Ferrer Correia in Semide, Miranda do Corvo, working with the class 9 H (year 9, 14 year-old students). The activities developed were aimed at the practical application of the knowledge acquired in the process of the academic training during the Bachelor’s degree and the first year of the Master’s degree. We developed skills and routines on educational practice in the area of Physical Education, which is the first stage of the teacher education. Thus, in this report, we will present a whole set of tasks performed and a reflection on the experience of the teacher training and the learning involved. The writing of this report had as its starting point a self-assessment of the progress, both personal and professional, as a result of this experience. We will also explore the theme "A case study of a student with special educational needs". We have taken into account a fundamental premise to develop the profession of physical education teacher with competence, promoting a high quality education and adjusting, at best, the whole process of teaching and learning to the skills and profile of each student. This training and , in particular , this report reflect the need for constant analysis of the procedures taken , revealing themselves extremely enriching experiences regarding the acquisition and development of personal and professional skills inherent to the teaching duties.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/28027
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg2014_Luis_Sousa.pdf918.33 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

257
checked on Nov 5, 2024

Download(s) 50

573
checked on Nov 5, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.